PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

As 10 vantagens do óleo de fígado de bacalhau

O óleo de fígado de bacalhau é considerado, por muitos, um superalimento. É constituído por vitamina D e A e tem imensas vantagens para o organismo.

As 10 vantagens do óleo de fígado de bacalhau
Conheça as vantagens de suplementar a sua alimentação com este óleo

Ao tomar óleo de fígado de bacalhau pode encontrar inúmeros benefícios para a saúde.


10 benefícios do óleo de fígado de bacalhau


1. Ossos saudáveis

O óleo de fígado de bacalhau é rico em vitamina D, esta tem uma função muito importante nos ossos. 

Se os ossos não têm quantidade suficiente de cálcio ou vitamina D podem-se tornar quebradiços e finos. O óleo de fígado de bacalhau pode ajudar no crescimento e no fortalecimento da estrutura óssea.
 


2. Pele Saudável

O óleo de fígado de bacalhau contém ómega-3 e ácidos gordos essenciais, incluindo o DHA. Estes são benéficos para a saúde da pele. Ele também contém vitamina A, associada à prevenção do envelhecimento cutâneo.

 

3. Olhos saudáveis

O DHA e outros ómega-3 presentes no óleo de fígado de bacalhau ajudam a manter uma visão saudável. A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e ajuda a prevenir certas doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular.

 

4. Anti-inflamatório natural

O consumo de óleo de fígado de bacalhau está muito ligado à redução da inflamação, rigidez e inchaço das articulações em pacientes com artrite e outras condições inflamatórias. Ele é um tratamento natural eficaz para a artrite porque imita os efeitos dos medicamentos comerciais atuando como um anti-inflamatório não esteroide. 



5. Coração saudável

O óleo de fígado de bacalhau ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos que, por sua vez, leva a uma diminuição no risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. 

Este óleo também reduz a tensão arterial e diminui a viscosidade do sangue, o que previne a formação de coágulos de sangue e o entupimento das artérias.

 

6. Decréscimo da probabilidade de evolução negativa de cancro 

Em estudos realizados foi possível comprovar que a toma do óleo de fígado de bacalhau em conjunto com o resto do tratamento do cancro tinha uma redução da taxa de mortalidade associada.



7. Melhoria na esclerose múltipla

Existem evidências científicas que a toma de óleo de fígado de bacalhau por parte deste doente ajuda a travar a progressão da doença. Acredita-se também que a suplementação com óleo de fígado de bacalhau no início da vida pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença mais tarde.

 

8. Cérebro saudável

O ómega-3 e os ácidos gordos, especialmente DHA, são cruciais para o cérebro. O leite materno contém DHA e é crucial para o desenvolvimento do cérebro de um bebé no primeiro ano de vida. 

Os adultos necessitam de DHA para manter os seus cérebros em forma e para prevenir o declínio cognitivo relacionado com a idade.



9. Melhoria em doenças como Crohn e lúpus

Devido às propriedades anti-inflamatórias através de EPA e DHA é aconselhável a estes doentes tomar óleo de fígado de bacalhau pois ajuda a tirar a inflamação.

 

10. Melhoria da qualidade de sono

Alguns estudos têm mostrado que o óleo de fígado de bacalhau tem efeito calmante e aumenta as horas de sono dormidas.

Veja também: