Organizar a mala de viagem: 6 dicas para que não lhe falte nada

Saiba como organizar a sua mala de viagem de forma simples e prática e ainda garantir que leva tudo o que precisa. 

Organizar a mala de viagem: 6 dicas para que não lhe falte nada
Vai viajar e não sabe por onde começar para organizar a mala?

Quem não gosta de viajar? Agarrar na mala e partir à aventura, para conhecer novas culturas, ambientes ou pessoas. Ou simplesmente sair para descobrir o nosso país. A parte menos agradável é talvez preparar a mala. Entre roupa, sapatos, bens de higiene pessoal ou outros itens que precisa de levar consigo, a probabilidade de deixar algo para trás é muito grande. Para evitar que isso aconteça temos algumas dicas para si para que não falhe nada na hora de organizar a mala
 

6 Dicas para organizar a sua mala de viagem de forma prática


Faça uma lista

Pode até não gostar de fazer listas, mas esta é mesmo a melhor forma de não se esquecer de nada e garantir que tem tudo o que precisa para organizar a mala de viagem. Com tempo e calma liste tudo o que precisa de levar consigo. Assim é mais fácil restringir a sua lista a itens realmente necessários, tendo em conta as restrições de peso e tamanho da bagagem. Evite preparar a mala na última hora. Aí a probabilidade incluir coisas desnecessárias é muito grande. 



Tenha atenção às quantidades 

Será que precisa mesmo de levar o seu guarda-roupa todo atrás de si? Claro que não. Se ainda não fez a lista que sugerimos no ponto anterior, aproveite agora para a fazer e determine o número de peças de roupa que vai levar. Depois é só escolher as peças, tendo em atenção para levar apenas o que precisa. Nada de levar 20 pares de sapatos de só precisa de dois ou três.



Dê bom uso ao espaço 

Que é como quem diz, trate de acomodar bem as coisas que quer levar. Por exemplo, pode usar sacos redutores de volume para armazenar itens que não amassam ou aplicar o “truque do enrola”, que consiste em enrolar a roupa. Assim não só ocupa menos espaço, como ainda evita que a roupa fique toda amarrotada. Nas laterais pode usar o espaço que sobra para colocar os sapatos, meias ou roupa interior).

E claro, atenção aos tamanhos dos produtos de higiene. Só vai de férias, por isso leve consigo as versões mini/de viagem dos seus produtos. No que aos itens frágeis diz respeito, deve ter atenção para estejam bem embalados deve colocá-los entre as roupas para evitar que se danifiquem. 



Tenha atenção à segurança da sua mala 

Não precisa de blindar a sua mala, mas apenas de ter alguns cuidados. Além de se assegurar que a mala está devidamente identificada com, pelo menos, um nome e telefone e/ou endereço, não deixe de colocar um cadeado de segurança. Se quiser pode ainda colocar algo que ajude a distinguir a sua mala das restantes (como uma fita ou autocolante, por exemplo). 



Agrupe os seus itens

Regra básica para quem está a organizar a mala: agrupe os seus produtos. Se viaja em companhias low-cost já terá que o fazer, mas mesmo que não seja esse o caso, esta é uma boa dica de organização: colocar os produtos pessoais organizados por categorias em sacos individuais pode ser uma boa ajuda.



Leve consigo um kit de emergência 

Não ocupa muito espaço e pode dar muito jeito. Mas calma, não é preciso levar uma farmácia nem um pronto-socorro atrás de si. Apenas uma bolsa com alguns produtos básicos como alguns medicamentos (anti-histamínicos, analgésicos, antipiréticos, etc.), uma tesoura, pinça e adesivos ou pensos rápidos, por exemplo. Nada de muito complexo, apenas um kit para resolver pequenas emergências.



Assegure-se que tem toda a documentação 

Além dos documentos de identificação, bilhete de avião, passaporte ou documentos com a reserva do hotel, antes de partir verifique se tem tudo o que necessita. Para viajar para alguns países pode ser necessário levar também um visto de autorização para entrada no país ou boletim de vacinas, por exemplo, para comprovar que tomou algumas vacinas específicas (aproveite e leia aqui a informação sobre a consulta do viajante, necessária antes de viajar para alguns destinos). 

Agora que sabe como organizar a sua mala e preparar-se para partir à aventura, só nos resta desejar uma boa viagem.  

Veja também: