Sofia Ramos
Sofia Ramos
07 Ago, 2018 - 00:00
As 15 mais incríveis ilhas paradisíacas do mundo

As 15 mais incríveis ilhas paradisíacas do mundo

Sofia Ramos

À procura de destinos para viagens de sonho? Conheça as 15 melhores ilhas paradisíacas do mundo. Há portuguesas na lista.

O artigo continua após o anúncio

Muitos dos melhores destinos de férias são ilhas. Há algo de verdadeiramente cativante nos pedaços de terra rodeados de mar por todos os lados, sinónimo habitual de praias tentadoras. Mas quais são as 15 melhores ilhas paradisíacas do mundo mais elogiadas pela sua beleza?

A conceituada publicação de viagens Travel + Leisure colocou esta questão num inquérito aos seus leitores e, com as respostas obtidas, elaborou um ranking de lugares de sonho. Veja a lista dos 15 destinos finalistas, que inclui lugares bem remotos e um arquipélago português.

Ilhas paradisíacas do mundo: 15 lugares mágicos

1. Java, Indonésia

java

No que toca a melhores ilhas paradisíacas do mundo, a Indonésia é claramente o país vencedor: três ilhas nos três primeiros lugares deste ranking. Também não era difícil: é o maior arquipélago do mundo, com mais de 17 mil ilhas. Java, a principal ilha do arquipélago, é onde está Jacarta, a capital, mas não é por isso que seduz os turistas.

São muitas as cidades, as praias e as atrações que colocaram Java no topo. Aqui ficam os lugares mais incríveis: templos de Borobudur e de Sewu; cidade de Surabaya; complexo espiritual de Candi Prambanan; cascatas de Baturaden, monte Ljen e monte Bromo; aldeia “arco-íris” de Kampung Pelangi;  Ilhas Karimunjawa; praias de Anyer, Batu Karas e Pangadaran.

2. Bali, Indonésia

bali

Bali é um clássico das ilhas paradisíacas do mundo. Destino muito procurado por surfistas, celebridades e casais em lua de mel, oferece de tudo um pouco: bonitos templos, natureza luxuriante em estado puro, praias fotogénicas, povo simpático, clima apetecível. As quedas de água de Sekumpul, por exemplo, valem a pena o percurso sinuoso para lá chegar.

Mas há outros lugares de visita obrigatória em Bali, que estão na base da sua popularidade: os templos de Uluwatu, de Besakhi e de Tanah Lot, os jardins da água de Tirtta Gangga, os arrozais em socalcos de Tegallalang e claro, as suas praias fabulosas.

3. Lombok, Indonésia

lombok

Este é outro paraíso indonésio que encanta os viajantes pelas suas soberbas paisagens, de praias desertas a vulcões gigantes, de florestas a cascatas impressionantes. A praia de Kuta e as Ilhas Gili, talvez sejam as atrações mais vezes mencionadas, mas há outros tesouros escondidos que valem muito a pena, como as praias de Mawun e de Tanjung Aan.

O monte Rinjani – um vulcão com 3726 metros de altura – é igualmente um ex-libris de Lombok, cuja distância de Bali é uma viagem de barco que pode durar entre 5 a 8 horas. Não deixe a ilha sem visitar as cascatas de Sedang Gile e Tiu Kelep.

O artigo continua após o anúncio

4. Arquipélago das Maldivas

maldivas

Quando falamos em melhores ilhas paradisíacas do mundo, é impossível deixar as Maldivas de fora. Este arquipélago do Oceano Índico com mais de mil ilhas, surpreendentemente planas e organizadas em atóis, oferece uma imagem aérea absolutamente sublime. É por isso que é imperdível a experiência de sobrevoar as Maldivas de hidroavião.

Seja qual for a ilha-resort que escolha para as suas férias, vai poder contar com tudo o que se espera de um destino de sonho: águas mornas transparentes repletas de colorida vida marinha, areia branca e fina, palmeiras e muita tranquilidade.

5. Waiheke, Nova Zelândia

waiheke

Damos agora um salto à Nova Zelândia, para lhe apresentarmos a ilha de Waiheke. Situada a 40 minutos de uma viagem de ferry de Auckland, é um pequeno paraíso com apenas 94 quilómetros quadrados. Um concentrado de baías amorosas e águas calmas entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda. As suas reduzidas dimensões, no entanto, não impedem que tenha férteis vinhedos, sendo a gastronomia da ilha bastante apreciada.

Fazer uma refeição ou uma prova de vinhos rodeado de videiras, com o oceano pacífico como pano de fundo, é, aliás, uma das atividades mais apreciadas em Waiheke. E para uma experiência ainda mais cinematográfica, basta fazer a viagem de helicóptero e aterrar diretamente na propriedade de enoturismo.

6. Palawan, Filipinas

palawan

Continuando a percorrer a seleção das melhores ilhas paradisíacas do mundo pelos experientes leitores da Travel + Leisure, fazemos agora escala em Palawan. E por que será que esta ilha filipina merece estar nesta lista? Porque a combinação da sua densa vegetação com os recortes da ilha e as suas pequenas enseadas e lagoas a tornam um local incrível.

O verde-esmeralda das suas águas tranquilas é magnético. E não faltam atrações tentadoras como o rio subterrâneo de Puerto Pincesa ou os cenários espetaculares da região de El Nido, na ponta norte de Palawan: para muitos o lugar mais bonito do mundo.

7. Ilhas Maurícias

mauricias

As Maurícias têm lugar cativo nas listas dos lugares mais românticos e destinos mais procurados do mundo. E não é só fama: os turistas tiram o devido proveito de uma estadia neste arquipélago paradisíaco. O mais interessante é que as Maurícias, nomeadamente Maurícia, a ilha principal, oferece muito mais do que natureza intocada e praias encantadoras.

Um passado intenso de colonização por diversos povos, fez nascer uma cultura rica, fruto de diversas influências. E tudo começou com a descoberta da ilha pelos portugueses. Estas tradições e hábitos peculiares, combinados com o seu património natural, faz com seja uma das mais incríveis ilhas paradisíacas do mundo.

O artigo continua após o anúncio

8. Cebu, Filipinas

cebu

Estamos de volta às Filipinas, desta vez para lhe falarmos de Cebu. Se vir fotografias de Cebu, talvez pense que se trata das Maldivas ou das Seychelles, destinos paradisíacos mais badalados e com bastante em comum, desde as praias de sonho à rica vida subaquática.

Em Cebu, nadar com “tubarões-baleia” é a experiência mais radical que poderá viver. Mas se não gosta de fazer mergulho ou snorkeling (sim, basta fazer snorkeling para poder contemplar estes peixes de grande porte), desfrute das magníficas praias como a de Bantayan, com uma vista sobre o mar de 180º ou a estonteante queda de água de Kawasan.

9. Páros, Grécia

paros

Uma das grandes surpresas desta seleção. Afinal, quando a beleza das ilhas gregas é exaltada, há outros nomes que costumam surgir com frequência, como Santorini ou Mykonos. Mas os participantes desta votação são viajantes experientes, que conhecem além do óbvio.

E Páros, apesar de não ser a ilha grega mais óbvia, é sem dúvida um lugar idílico. É uma das maiores ilhas Cíclades, bem no centro do Mar Egeu. As suas praias de águas cristalinas pouco profundas são as suas principais jóias, mas há ainda o casario branco típico, as cúpulas azuis das pequenas igrejas, os portos de pesca pitorescos e a comida maravilhosa.

10. Tasmânia, Austrália

tasmânia

Situada a 240 km da costa australiana, a Tasmânia é uma ilha de natureza agreste e selvagem, que conta com 18 parques nacionais. Berço da espécie lendária de mamíferos batizados popularmente como “diabos da Tasmânia”, esta ilha é um “um mundo à parte”, segundo os próprios locais.

Praias desertas, solos férteis, montanhas escarpadas, lagos e cidades carismáticas, como a capital Hobart, são algumas das atrações que levam os turistas mais intrépidos à Tasmânia. O nosso destaque vai para as montanhas Cradle e para o Lago St. Claire, cuja beleza muito contribui para a presença da ilha neste ranking.

11. Galápagos, Equador

galapagos

As Galápagos são um arquipélago de 58 ilhas vulcânicas pertencente ao Equador. Sabia que foi aqui que Charles Darwin encontrou a base para a sua teoria da evolução? Estão classificadas como Património da Humanidade e são um autêntico santuário natural, devido ao seu singular ecossistema.

É difícil pensarmos nas Galápagos sem visualizarmos, de imediato, tartarugas gigantes. Mas por aqui vai poder contactar de perto com leões-marinhos (procure-os nas praias de areia vermelha de Rábida), pinguins, baleias, tubarões e golfinhos, só para nomear algumas das espécies. E claro, paisagens de sonho.

O artigo continua após o anúncio

12. Ilhas Cook

ilhas cook

Se, para si, paraíso é sinónimo de um território remoto algures no Oceano Pacífico, tem de um dia visitar as Ilhas Cook. Não é à toa que estes pedaços de terra batizados com o nome do explorador britânico James Cook, que mapeou o arquipélago pela primeira vez em 1770, figuram nesta lista.

Embora com um estatuto de independência, estas ilhas são um estado associado da Nova Zelândia. Para além da forte componente paisagística, com todos os ingredientes de um lugar de sonho, as Cook oferecem ao visitante uma experiência cultural única, devido às tradições ancestrais da população Maori.

13. Ilhas Orkney, Escócia

orkney

Quase sempre associamos ao conceito de “ilhas paradisíacas” elementos do imaginário tropical. Mas não tem de ser necessariamente assim. Há lugares mágicos cuja essência da sua beleza é outra. Lugares que encantam pela sua amplitude, bravura e espírito indomável. É o caso das ilhas Orkney (Órcades em português), no Mar do Norte.

Situadas no topo da Escócia, recebem os visitantes com cenários impossíveis de alcançar com um só olhar, uma vida selvagem impressionante e 10 mil anos de história enquanto território habitado. Praias, planícies, lagos, costas dramaticamente escarpadas e monumentos megalíticos: alguns dos tesouros que colocam as Orkney nesta seleção de lugares especiais.

14. Maui, Havai

maui

Para muitos, Maui é a ilha mais bonita do Havai. E uma das mais espetaculares ilhas paradisíacas do mundo. Nós dizemos-lhe por quê. Porque tem praias fabulosas, como a praia de Wailea, no top das mais bonitas praias dos Estados Unidos ou como a praia de areia vulcânica de Honokalani.

Mas há mais: aqui pode fazer-se snorkeling na cratera do vulcão Molokini ou assistir ao nascer do sol acima das nuvens, no topo do vulcão Haleakala. Há ainda arribas de alturas generosas que oferecem vistas estonteantes sobre a costa da ilha, jardins luxuriantes, estradas serpenteantes icónicas, vilas acolhedoras e claro, tradições havaianas como a dança Hula.

15. Açores, Portugal

acores

Terminamos esta seleção da melhor maneira: com um destino português. E saber que esta foi uma escolha de milhares de viajantes estrangeiros só nos pode deixar orgulhosos. Viajantes que se encantaram com a beleza inegável destas nove ilhas atlânticas e que as colocaram no top 15 das melhores ilhas paradisíacas do mundo.

Lagoas que parecem retiradas de histórias infantis, prados verdejantes e floridos, grutas e formações vulcânicas impressionantes, animais que não se vêem todos os dias, como baleias, tartarugas ou morcegos, e produtos locais de excelência, como o leite, a fruta tropical ou o chá. Todo um património natural e cultural que é de todos nós, e que pode ser o seu próximo destino de sonho!

Veja também: