PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Pílula de amamentação: todas as respostas

A pílula de amamentação é um tipo de pílula menos agressiva e de toma continuada.

Pílula de amamentação: todas as respostas
Está a amamentar? Saiba escolher a pílula indicada para si!

Se está a amamentar e procura soluções anticoncecionais não procure mais: esta é o artigo para si. Existe um tipo de pílula, vulgarmente chamada de pílula de amamentação, que é a escolha ideal.

À base apenas de progesterona, esta pílula é um pouco mais fraca do que a usual pílula combinada, mas se o bebé mamar mais do que duas vezes por dia, garante a proteção contra uma gravidez indesejada.

Vamos apresentar-lhe uma série de perguntas e respostas que podem ajudá-la a esclarecer todas as questões relativas  a este tema.


8 questões sobre a pílula de amamentação



Após o parto, quando posso iniciar a toma da pílula de amamentação?

Apesar de existirem orientações de que pode começar a toma da pílula cerca de 15 dias após o parto, especialistas garantam que é mais seguro inciar apenas seis semanas depois, no sentido de não comprometer a quantidade de leite produzida pela mulher.

 

Como se toma a pílula de amamentação?

A pílula de amamentação é uma pílula de toma continuada, isto é, não existe momento de pausa entre dois blisteres. Assim que termina um, começa imediatamente no dia seguinte a outra carteira.

 

Quais as indicações de uso?

Deve iniciar sempre a toma da pílua de amamentação pela fila de cima, no dia correspondente. A toma deve ser realizada sempre à mesma hora (aproximadamente), pois quanto maior o intervalo entre as tomas, maior o risco de uma gravidez indesejada.

 

Com a toma da pílula da amamentação tenho o período?

Por norma, quem toma esta pílula não tem o período menstrual. O que pode ocorrer são pequenos sangramentos.

 

Quando posso voltar a utilizar o meu método concecional anterior à gravidez?

As indicações são para que se volte à utilização do método contracetivo usualmente utilizado, assim que o bebé passe a mamar apenas uma a duas vezes por dia. No entanto, esta troca de pílulas nunca deve ser feita sem o acompanhamento da sua ginecologista.

 

Posso engravidar a tomar a pílula de amamentação?

A resposta é sim. Se não cumprir as indicações estabelecidas para este método contracetivo, existe o risco de uma gravidez indesejada, pelo que deve sempre ler com atenção o folheto informativo.

 

A pílula de amamentação passa para o bebé?

De acordo com alguns estudos efetuados, efetivamente pequenas quantidades de substância da pílula de amamentação podem passar através do leite materno. No entanto, as quantidades são tão ínfimas que não aporta qualquer risco para o mesmo.

 

Onde posso comprar a pílula de amamentação?

Esta pílula é entregue gratuitamente nos centros de saúde, bastando para isso marcar uma consulta de planeamento familiar.

Em alternativa, pode comprá-la numa farmácia. Exemplos desta pílula são a Cerazzete e a Azalia e um blister custa cerca de 5 euros.

Veja também: