Publicidade:

Estas são as 5 plantas que causam mais alergia

A época das alergias é sempre uma preocupação. Saiba quais as plantas que causam mais alergia e descubra os locais onde estas crescem, para evitá-los.

Estas são as 5 plantas que causam mais alergia
Conheça as plantas que causam mais alergia

Quando a primavera chega, é importante saber reconhecer as plantas que causam mais alergia. A Academia Americana das Alergias explica como identificar as variedades botânicas que são a causa de maiores perigos.

As rinites alérgicas, que têm como sintomas a incómoda sensação de irritação nos olhos, o lacrimejo e o muco no nariz – quadro sintomático semelhante ao de uma constipação forte -, podem ser causadas por plantas e flores que encontra com regularidade no seu dia a dia – e nem tem noção de como pode evitar o contacto.

Vamos descobrir mais sobre as plantas que provocam mais alergias? Aproveite as dicas para saber como pode ficar longe do problema.

Conheça as 5 plantas que causam mais alergia


Tasneirinha

tasneirinha

A tasneira – também conhecida como tasneirinha – é típica de campos abertos. Cresce nas margens dos rios, em zonas rurais e nas bermas das estradas. Se sofre muito com alergias respiratórias, vai querer evitar este tipo de ambiente – afinal, esta é das plantas que causam mais alergia, sendo própria do verão e do outono.

Azevém

azevémFonte: Pixabay/Hanz

A azevém é mais comum na primavera e no verão. É, também, uma planta típica de campos frescos, podendo ser encontrada em prados e pastoreios.

Além de não se conhecer uma solução para as alergias que causa, também se desaconselha o seu corte, visto que todo o processo liberta outros pólenes, causadores de mais alergias intensas.

Amoreira

amoreiraFonte: Pixabay/ulleo

A amoreira é uma planta resistente aos invernos mais duros e que sobrevive, também, aos verões mais quentes. Encontra-se em áreas de vales fluviais e florestas.

Apesar das árvores com flor não serem as maiores responsáveis por despoletarem as temidas rinites alérgicas, as amoreiras são uma exceção à regra, sendo das plantas que causam mais alergia.

Carvalho

carvalhoFonte: Pixabay/susannP4

Outra das plantas que causam mais alergia é o carvalho. Esta árvore, além de produzir um pólen intenso, gera-o em maior quantidade durante uma longa temporada. As alergias que esta planta provoca começam na primavera, época exclusiva do crescimento do carvalho.

Cipestre-do-Arizona

Cipestre-do-ArizonaFonte: Pixabay/tantetati

A árvore cipreste-do-arizona reproduz-se na primavera, tornando-se das plantas que causam mais alergia em épocas de clima quente. Nestas alturas, esta árvore pode produzir pólenes durante 6 a 7 meses do ano.

Veja também: