Publicidade:

Por que o arroz não fica solto? Temos 8 dicas que o vão ajudar

Por que o arroz não fica solto? Seguramente já fez e já ouviu fazer, muitas vezes, esta pergunta. Afinal, a resposta é simples: está a errar de alguma forma.

Por que o arroz não fica solto? Temos 8 dicas que o vão ajudar
Refogue bem para que os grãos de arroz fiquem bem soltos

O arroz é um dos acompanhamentos mais utilizados por todos nós, mas a verdade é que a sua confeção é temida por muitos e há mesmo quem já tenha desistido de o tentar fazer. Por isso mesmo – e para que não se prive deste alimento – reunimos 8 dicas infalíveis para tornar o seu arroz no melhor que alguma vez comeu. Cumpra as nossas indicações e nunca mais irá perguntar-se por que o arroz não fica solto. Confie nos nossos super truques.

Por que o arroz não fica solto? 8 passos para não errar


Arroz

1. Prefira grãos de arroz alongados, íntegros e de tom perlado

Acredite que este aspeto é mesmo importante. Fique a saber que os grãos quebrados, por exemplo, desfazem-se durante o cozimento, deixando o arroz empapado.

2. Coloque duas porções de água, por cada porção de arroz

É mesmo fundamental respeitar as proporções. Água a mais ou água a menos podem mesmo comprometer a quantidade de calda desejada para o seu arroz.

3. Escolha o tacho indicado

Não precisa ser caro, nem de nenhum material em específico, apenas deve ter o tamanho indicado para a quantidade de arroz que pretende cozinhar. Não se esqueça que o arroz vai aumentar de tamanho durante a sua confeção. Ah, e cuidado com os fundos térmicos. O arroz continuará a cozer, mesmo depois de já ter retirado do lume.

4. Lave o arroz

A explicação é simples e científica. A água tira o excesso de amido do arroz, que contribui para o seu espessamento durante a cozedura. Lave, sim, os seus grãos.

5. Use sempre água quente na confeção do arroz

Nunca deve utilizar água fria durante o processo de cozedura do arroz. Manter a temperatura e a sua confeção em lume baixo, são passos essenciais para um arroz bem sucedido.

6. Faça um bom refogado

Misturar a cebola, com o alho, os temperos e uma colher de sopa de azeite, e deixar apurar até ficar bem dourado, são princípios essenciais para um arroz solto e brilhante.

7. Mexer ou não mexer? Eis a questão…

Não – está é, definitivamente, a resposta. Mexer o arroz durante o seu cozimento pode danificar os grãos, produzindo o indesejável efeito papa.

8. Acondicione bem o arroz

Por norma, o arroz branco pode durar até uma semana no frigorífico. No entanto, algumas circunstâncias pode alterar esta regra. É este o caso se não refogou bem a cebola ou se guardou o arroz ainda quente.

Se cumprir todos estes passos, podemos garantir-lhe um arroz solto como todos gostamos. Já não haverá razões para perguntar por que o arroz não fica solto e sentir-se o único que não domina a confeção deste alimento. Afinal, o requisito principal é cozinhá-lo com tempo, em lume baixo e sem mexer. Não faça deste acompanhamento um bicho de sete cabeças e cozinhe-o já hoje, seguindo as nossas dicas.

Preparado para fazer um arroz soltinho?

Veja também: