AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

“Porque deixou o seu último emprego?” - Como responder

Saiba como explicar porque deixou o seu último emprego na sua próxima entrevista de emprego. Esta questão diz muito sobre si a um recrutador.

“Porque deixou o seu último emprego?” - Como responder
Por mais frequentes que as perguntas possam ser, nem sempre os candidatos têm as respostas preparadas.

A menos que seja a primeira entrevista de emprego, o mais provável é que a certa altura lhe perguntem “porque deixou o seu último emprego?” ou numa outra variação porque pretende deixar o seu emprego atual. E agora? O que vai dizer?

A pergunta não é desconhecida de quem já está familiarizado com as entrevistas de emprego, mas a resposta nem sempre é fácil de dar. Na realidade esta é certamente uma das questões mais frequentes e desconfortáveis para os candidatos durante a entrevista de emprego. O truque passa por lidar corretamente com a questão e deixar boa impressão.


Razões há muitas

As razões para deixar um emprego podem ser variadas (e nem sempre boas) e, obviamente, os recrutadores estão cientes disso. Seja porque não estava satisfeito com as suas condições contratuais, foi despedido, as relações com os seus colegas ou chefias eram difíceis, sentia que não estava a evoluir profissionalmente ou porque as circunstâncias da sua vida o levaram a procurar um novo emprego, razões não faltam.

A pergunta tem muito que se lhe diga, mas a resposta não fica atrás. Ao perguntar “porque deixou o seu último emprego?”, os seus recrutadores pretendem perceber o que motivou a sua saída, a forma como gere as suas relações no local de trabalho ou quais serão os comportamentos que podem esperar de si, por exemplo.


Como responder?

Obviamente não existem respostas certas ou erradas, mas a sua atitude vai influenciar a interpretação do seu recrutador. Perante a inevitável e temível pergunta “porque deixou o seu último emprego?” o segredo para ser bem-sucedido está na sua atitude. Conheça algumas dicas que o podem ajudar.


1. Mantenha uma atitude positiva

Sejam quais forem as razões que levaram à sua saída (mesmo que não tenham sido as melhores) não fique a “chorar sobre o leite derramado”. Adote uma atitude positiva e tente realçar as competências que adquiriu no seu último emprego.


2. Seja honesto

Dica óbvia, certo?! Claro que sim, mas ainda assim nunca é demais reforçar a ideia. Seja franco quanto às razões que o levaram a deixar o seu último emprego. Lembre-se que as probabilidades dos seus recrutadores procurarem obter referências sobre si junto dos seus antigos empregadores é muito elevada e convém que as informações coincidam.


3. Enfatize os resultados obtidos

Está a ser entrevistado e obviamente quer chamar a atenção do seu recrutador. Falar dos resultados e metas obtidas no seu último emprego é uma boa estratégia. Mostre que apesar de ter deixado a posição, enquanto a ocupou desempenhou as suas funções com afinco e mérito e que agora está pronto para seguir em frente e iniciar um novo desafio.


4. Seja breve

Nada de bom pode vir de uma resposta interminável. Se lhe perguntam “porque deixou o seu último emprego?” responda de forma curta, clara e concisa. Quanto mais falar maior será a probabilidade de dizer algo que não deve ou falar demais. Limite-se a apontar a razão e a assegurar o seu recrutador que é o candidato ideal para a vaga a que se está a candidatar.


5. Nunca, mas nunca fale mal dos seus antigos empregadores

Pode ter todas as razões do mundo, mas não o faça. Não é ético nem profissional. O seu recrutador só vai ficar com uma ideia negativa de si se o fizer.


6. Foque as atenções na vaga a que se está a candidatar

Use esta dica para fechar com chave de ouro a sua resposta. Dê os esclarecimentos necessários mas volte a redirecionar as atenções dos seus recrutadores para o emprego a que se está a candidatar no momento. Cinja-se a algo como: “foi ótimo trabalhar na empresa X” ou “aprendi muito na empresa Y”, mas agora está pronto para abraçar um novo projeto. No fundo trata-se de mostrar que a sua saída do último emprego é uma evolução ou crescimento em termos profissionais e não um resultado negativo.


“Para a frente é que é o caminho”

Nada como a sabedoria popular e neste caso até se aplica. Lembre-se disso quando numa entrevista lhe perguntarem “porque deixou o seu último emprego?”.

As entrevistas não são todas iguais e ninguém pode prever o que vai acontecer. Mas – tal como neste caso – há perguntas frequentes. “Fale sobre si”, “onde se vê daqui a cinco anos”, “fale dos seus defeitos e qualidades” ou “porque devemos contratá-lo” são apenas alguns exemplos de questões para as quais pode preparar respostas infalíveis.

Bom trabalho de casa!


Veja também: