Publicidade:

Primeiro emprego: 7 dicas essenciais

A procura do primeiro emprego nem sempre é um processo fácil de iniciar. Fique com 7 dicas essenciais que o podem apoiar no início da sua carreira!

Primeiro emprego: 7 dicas essenciais
Saiba como conseguir a sua primeira oportunidade profissional

Para quem acabou de terminar os estudos e está prestes a iniciar uma nova etapa da sua vida, deve começar a organizar a procura do seu primeiro emprego. Sabemos que o mundo do trabalho é uma novidade para quem está a começar e que, por vezes, isso faz com que os jovens se sintam um pouco perdidos. Se vai dar os primeiros passos, descubra as nossas 7 dicas para encontrar a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Como encontrar o seu primeiro emprego em 7 passos


1. Curriculum Vitae

cv

O primeiro passo será sempre começar por elaborar um bom Curriculum Vitae (CV). Como ainda não tem experiência profissional, é importante que dê ênfase à sua formação e que coloque outras atividades que já exerceu anteriormente, inclusive em associações ou em regime de voluntariado, para demonstrar, por exemplo, funções de liderança ou de trabalho em equipa.

Acrescente também formações extracurriculares que tenha frequentado, principalmente as de línguas estrangeiras e informática, pois são competências bastante valorizadas nos dias de hoje em qualquer profissão.

Como forma de enriquecer o seu currículo, deve solicitar recomendações a outros profissionais relevantes que o tenham acompanhado ao longo do seu percurso.

Deve ser sucinto e objetivo no conteúdo do seu currículo (uma página é o suficiente), para que o recrutador consiga facilmente perceber o seu perfil e as suas competências. Faça uma revisão ou peça a alguém que a faça por si, para evitar a possibilidade do seu currículo incluir erros ortográficos. Deve, também, dar atenção ao email que vai utilizar, caso o seu pessoal não seja adequado, deve criar um novo e mais profissional para inserir no seu CV.

Ainda existem empresas que preferem o currículo no modelo Europass, porém, como o seu CV é considerado o seu cartão de visita, ou seja, quanto mais personalizado e único for, mais conseguirá destacar-se dos restantes candidatos.

2. LinkedIn

Ligue-se ao mercado de trabalho através do LinkedIn. O primeiro passo é completar o seu perfil nesta rede profissional e descrever as suas competências e conquistas da forma mais completa possível. Posteriormente, ligue-se a empresas e a profissionais da sua área de interesse. Estabeleça contactos diretos, partilhe ideias e experiências, demonstre interesse e proatividade dentro da rede, produza conteúdos ligados à sua área profissional e dê a possibilidade a que os outros o conheçam melhor.

Através do LinkedIn, os recrutadores também ficarão a saber que está disponível e à procura da sua primeira experiência profissional. Terá acesso a vagas de emprego dentro da rede e poderá, em alguns casos, realizar a sua candidatura diretamente através da mesma.

Ao estabelecer a sua marca profissional dentro do LinkedIn, conseguirá chegar mais facilmente às pessoas certas e aumentar a probabilidade de conseguir encontrar mais rápido o seu primeiro emprego.

3. Realize um Estágio Profissional

Muitas pessoas, após terminarem os estudos, optam por fazer um estágio profissional. Esta é uma excelente oportunidade para desenvolver competências em contexto de trabalho e ter o primeiro contacto com a dinâmica da realidade profissional.

Durante um período de 9 meses, o estagiário terá direito a uma bolsa de estágio, que varia consoante o nível de qualificação. Receberá ainda um subsídio de alimentação e estará protegido por um seguro de acidentes de trabalho.

Para beneficiar desta medida, os interessados devem estar obrigatoriamente inscritos no centro de emprego. Se esta oportunidade for do seu interesse e desejar obter mais informações, aceda ao portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou dirija-se ao centro de emprego da sua área de residência.

4. Procura de anúncios

A procura de emprego deve ser constante e diversificada. Através de uma pesquisa na internet, direcionada para a sua área profissional, conseguirá encontrar inúmeros sites com ofertas de emprego. Deve criar alertas para as áreas e zonas geográficas do seu interesse, de modo a facilitar o processo de pesquisa diário.

Aceda ao portal do IEFP ou, em alternativa, visite o seu centro de emprego, para consultar todas as ofertas disponíveis na sua área de residência.

Anualmente, ocorrem diversas feiras de emprego e estas são, também, uma excelente oportunidade de ter acesso a várias ofertas e de estabelecer contactos diretos com empresas e recrutadores.

Para obter um apoio especializado, poderá recorrer a uma das várias empresas de recrutamento e seleção existentes no país, como por exemplo:

Esteja atento ao perfil solicitado nos anúncios da sua área de atividade, eles contêm informações bastante valiosas. Através dos anúncios conseguirá identificar, exatamente, o que as empresas procuram para o cargo em questão. Conseguirá, assim, definir melhor a sua estratégia e o seu posicionamento enquanto candidato, reconhecendo as suas forças e as competências que deverá melhorar ou adquirir.

5. Candidaturas espontâneas

primeiro emprego

A candidatura espontânea pode ser uma excelente iniciativa para conseguir arranjar o primeiro emprego. Através deste tipo de candidatura, conseguirá personalizar a forma como irá demonstrar as suas competências pessoais e profissionais para alcançar as expectativas da empresa.

Para efetuar a candidatura espontânea, o candidato deve enviar, além do seu CV, uma carta de apresentação. Essa carta será a chave para o sucesso da sua candidatura. Deve demonstrar que é o candidato ideal de forma objetiva e sucinta, referindo as suas motivações, interesses e ambições em relação à empresa.

6. Preparar-se para as entrevistas

Caso a sua candidatura seja aprovada para entrevista, é necessário que tome algumas atitudes de forma a garantir que é bem-sucedido na mesma. Deve, com antecedência, preparar a sua entrevista e explorar ao máximo a dinâmica da empresa. Procure identificar os seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar, para se sentir mais confiante ao falar de si na entrevista.

Ao longo da entrevista, deve demonstrar interesse na vaga, fazer perguntas e tentar incluir detalhes que o possam diferenciar dos restantes candidatos. Mantenha-se calmo e opte sempre por respostas claras e objetivas, isso é essencial para ter êxito na sua entrevista.

7. Incentivos

Além dos estágios profissionais referidos anteriormente, existem inúmeros incentivos para os jovens à procura do primeiro emprego. Seja através de apoios à contratação, de Programas de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego ou no âmbito do Programa Investe Jovem.

Existe ainda a iniciativa de mobilidade Eures, para apoiar os jovens à procura do primeiro emprego e que queiram trabalhar noutro país da União Europeia.

Para ter acesso a toda a informação sobre estas medidas, que o podem ajudar a conseguir o primeiro emprego, consulte o site do IEFP ou dirija-se ao centro de emprego mais próximo e esclareça todas as suas dúvidas.

Agora que já conhece algumas dicas que o podem ajudar a conseguir mais facilmente o seu primeiro emprego, comece hoje mesmo a investir no seu futuro. Boa sorte!

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.