PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

8 razões para beber mais vinho

Estas razões para beber mais vinho vão convencer até o adepto mais teimoso de cerveja.

8 razões para beber mais vinho
Vinho com moderação é sinónimo de saúde

Não queremos que faça uma dieta baseada em vinho. Mas está estudado que, quando comparado com outras bebidas, a fruta da uva é bem mais saudável. Eis 8 razões para beber mais vinho.


MITOS E VERDADES SOBRE O VINHO


Não faz crescer a barriga

É possível distinguir um amante de cevada à distância e só pelo tamanho da sua barriguinha. Num mundo que cada vez toma mais atenção à forma física, este é uma ótima razão para substituir a lata pelo copo – muito mais elegante, também. Aliás, está provado que o vinho ajuda a emagrecer, segundo estudos feitos pela Universidade de Navarra, em Espanha. Segundo os estudiosos, a ingestão moderada de álcool protege contra a obesidade. A razão é simples: normalmente a cerveja vem acompanhada por comidas mais ricas em gordura e calorias.

Por outro lado, o piceatannol presente no vinho tinto pode retardar a geração de células jovens de gordura, impedindo-as de se desenvolverem. Tudo de acordo com os estudos da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. 



É um antioxidante natural

O resveratrol presente na casca das uvas é uma substância antioxidante que ajuda na defesa dos vasos sanguíneos, reduz o risco de certos tipos de cancro e diabetes. Há também estudos que indicam que a polpa da uva ajuda a regenerar as células, ou seja, temos à nossa frente um autêntico néctar da longevidade.



Aumenta o estatuto social

Como poucas pessoas entendem de vinho, torna-se fácil destacar-se dos seus amigos – pode até tornar-se numa referência no que aos vinhos diz respeito dentro do seu grupo de amigos. 



É um calmante natural

Segundo médicos da Universidade de Boston, um copo de vinho de vez em quando ajuda a melhorar a mobilidade e a inteligência emocional.



Previne a osteoporose

Boas notícias para as mulheres: Uma ou duas taças de vinho por dia podem reduzir a probabilidade de osteoporose no sexo feminino, de acordo com a Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. 



Aumenta as possibilidades de engravidar

Mais boas notícias para as mulheres: as que querem engravidar, pelo menos. Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Ciência Epidemiológica da Dinamarca, uma taça de vinho por dia aumenta as possibilidades de uma mulher engravidar. O estudo foi feito com 30 mil mulheres.



Melhora a visão

Não há ninguém que esteja safo de ter este tipo de problemas à medida que envelhece. Está provado que o consumo moderado de vinho ajuda a retardar alguns efeitos do envelhecimento, como a capacidade visual. 

 

Ajuda a manter uma memória saudável

De acordo com médicos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o consumo de vinho pode preservar a memória até na terceira idade. Previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, dois fatores relacionados com a perda de memória.

Veja também: