As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

3 receitas de arroz de polvo de comer e chorar por mais

As receitas de arroz de polvo são muito apreciadas e consideradas pratos tradicionais do nosso país: conheça estas três receitas.

3 receitas de arroz de polvo de comer e chorar por mais
Deliciosamente fáceis

As receitas de arroz de polvo que apresentamos a seguir têm todo o sabor que se exige de um prato com tanta tradição no nosso país. Experimente as nossas receitas e verá que não se arrepende.


Arroz de polvo: malandrinho e saboroso 


Arroz de polvo à moda de Coimbra

coimbra

Ingredientes
1kg de polvo congelado
1 cebola grande
450g arroz carolino
azeite
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Descongele o polvo à temperatura ambiente. Faça um refogado com o azeite e a cebola e, depois de alourar, junte-lhe o polvo partido em pedaços. Vá mexendo para refogar e cozinhar o polvo, acrescentando água amiúde. Quando o polvo estiver macio, retire o molho e meça-o.

Adicione a este líquido a quantidade de água necessária para fazer um litro. Deite este líquido no tacho onde está o polvo, tempere com sal e pimenta e deixe ferver. Adicione o arroz ao polvo e deixe levantar fervura novamente. Quando a água estiver a ferver, coloque o tacho no forno pré aquecido a 180 graus. Deixe no forno até o arroz estar cozido. Antes de servir, regue o arroz com uma colher de azeite.
 

Arroz de polvo malandro

malandro

Ingredientes
1kg de polvo
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
azeite
400g arroz
1 molho de coentros
2 tomates pelados
1 copo vinho branco
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Coza o polvo num tacho sem água durante cerca de uma hora, em lume baixo. O polvo coze no líquido que vai largando. Depois de cozido, corte-o aos pedaços. Faça um refogado com o azeite, a cebola picada, os dentes de alho picados e as folhas de louro. Deixe refogar um pouco e junte o tomate cortado em pedacinhos. Deixe cozinhar durante alguns minutos.

Junte o arroz e deixe fritar durante um bocadinho e depois adicione o vinho, a água de cozer o polvo (aproximadamente 1/2 litro), tempere com sal e pimenta e deixe cozer por 15 minutos. No fim deste tempo, adicione o polvo ao arroz, deixe ferver e polvilhe com os coentros picados. Retire do lume, tape e deixe repousar durante dois minutos antes de servir.
 

Arroz de polvo com vinagre

vinagre

Ingredientes
2 kg de polvo fresco
300g arroz carolino
3 cebolas
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
2dl azeite
1/2 copo vinho tinto
vinagre de vinho tinto
sal e pimenta q.b.
salsa picada


Modo de preparação
Faça um refogado com o azeite, as cebolas picadas e os alhos picados. Deixe alourar. Junte o polvo partido em pedaços e deixe refogar durante uns minutos, mexendo sempre. Depois, acrescente as folhas de louro, o vinho tinto, tape e deixe cozinhar em lume brando.

Quando o polvo estiver cozido, acrescente um litro de água a ferver, tempere com sal e pimenta e junte o arroz. Deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos ou até o arroz estar cozido. Regue com algumas gotas de vinagre de vinho tinto e polvilhe com salsa picada.

Não deixe de experimentar estas três fabulosas receitas de arroz de polvo.

Veja também: