As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

As 4 receitas de Natal mais fáceis de fazer

Para muitas pessoas passar a véspera de Natal na cozinha é um pesadelo. Estas receitas de Natal fáceis vão ajudar.

As 4 receitas de Natal mais fáceis de fazer
4 receitas natalícias mais simples do que escolher prendas

Nem toda a gente tem uma mãe prendada que não deixa ninguém entrar na cozinha no dia de Natal. Se faz parte do grupo de pessoas que tem de arregaçar as mangas e pôr as mãos na massa, estas 4 receitas de Natal fáceis e rápidas vão ajudar na tarefa.


As receitas natalícias mais fáceis da época


Arroz doce cremoso

arroz doce

Ingredientes
60 g açúcar
620 ml leite
2 paus canela
1,5 caneca água
1/2 caneca arroz
2 cascas limão
2 c. sopa manteiga


Modo de preparação
O primeiro passo desta receita de Natal é colocar a água ao lume juntamente com os paus de canela, a manteiga e as cascas de limão. Deixe ferver e baixe o lume. Adicione o arroz e deixe cozer lentamente até que este absorva toda a água – vá mexendo ocasionalmente. Assim que vir que a água se evaporou junte o açúcar e misture bem.

O açúcar vai dar cor ao arroz mas tenha cuidado para que a mistura não pegue ao fundo do tacho. Entretanto vá aquecendo o leite, que vai juntar ao arroz em pequenas porções de cada vez. Sempre que vir que o leite foi absorvido verta mais um pouco. O objetivo é que fique bem cremoso.
 

Sonhos de leite condensado

sonhos

Ingredientes para a massa
7 ovos
Óleo q.b.
4 dl leite
600 g farinha
250 g manteiga
1 tira casca de limão
1 lata leite condensado


Ingredientes para a calda
2 dl água
300 g açúcar
1 pau canela
1 tira casca de limão


Modo de preparação
Esta receita de Natal começa por preparar a massa: misture o leite condensado com o leite, a casca de limão e a manteiga. Leve ao lume até que a mistura ferva e acrescente a farinha de uma só vez. Mexa bem até a massa se soltar do recipiente. Retire a mistura do calor e deixe arrefecer. Incorpore os ovos um a um, batendo muito bem a mistura entre cada ovo adicionado.

Retire a casca de limão da mistura e frite a massa – faça bolas com uma colher e leve ao óleo bem quente. Quando estiverem bem douradas escorra-as em papel absorvente e, entretanto, prepare a calda. Leve o açúcar ao lume com água, casca de limão e o pau de canela e deixe ferver levemente durante aproximadamente 8 minutos. Coe a mistura num passador de rede e sirva com os sonhos.
 

Peru de Natal com canela e mel

peru

Ingredientes para o peru
Canela em pau
100 g salsa
150 g nozes
200 g cebola
100 g cenoura
30 g uvas passas
250 g vinho branco
80 g manteiga com sal
100 g mel não açucarado
1/2 l água
1 peru (aproximadamente 3 kg)
Pimenta-do-reino


Ingredientes para o recheio
5 gemas de ovo
350 g pão picado
50 g pistachos moídos
100 g salsa picada
350 bacon aos cubos
200 ml leite desnatado


Modo de preparação
Pique a cenoura, a cebola e a salsa e coloque-as numa forma para ir ao forno. Coloque o peru bem fechado na forma e pincele-o com a mistura de manteiga, sal e pimenta. Pré-aqueça o forno a 220 graus e coloque o peru no forno durante 20 minutos.

Enquanto espera que os 20 minutos passem prepare o pão picado, a salsa e o pistacho numa tigela. Vá regando-os com leite quente e adicione as gemas a este preparado. Refogue o bacon com os miúdos do peru numa frigideira e adicione a mistura do pão picado (que preparou no passo anterior).

Enrole esta mistura – o recheio – em película aderente e forme um tubo. Junte ao peru e deixe assar mais uma hora e meia a 180 graus. Retire o peru do forno e acrescente o vinho e a água. Triture o mel, a canela, as uvas passas e as nozes e junte tudo ao peru. Leve ao forno mais 50 minutos e a sua receita de Natal está pronta a ser servida.
 

Roupa Velha

roupa

Ingredientes
Sobras de Couves
Batatas
Bacalhau
Alhos
e Azeite da Ceia de Natal


Modo de preparação
A Roupa Velha é provavelmente a receita de Natal mais comum da época, feita com os restos da refeição do dia anterior. Corte em pedaços a couve, o bacalhau e as batatas. Pique alguns dentes de alho e aloure-os em azeite.

Junte a este refogado as couves, o bacalhau e as batatas. Mexa tudo e deixe ao lume o tempo necessário para aquecer a mistura. Chame a família para a mesa porque esta receita de Natal fácil está pronta!

Veja também: