As 4 receitas de panquecas preferidas das bloggers

Varie o seu pequeno-almoço e experimente uma destas deliciosas receitas de panquecas simples, baratas e rápidas de fazer.

As 4 receitas de panquecas preferidas das bloggers
Todos os dias são bons para panquecas

Quatro receitas de panquecas simples, deliciosas e perfeitas para pequenos-almoços na cama, um brunch tardio de domingo, um lanche entre amigas ou, simplesmente, só porque sim. Fomos espreitar os nossos blogues de culinária preferidos para escolher as receitas de panquecas que vão fazer as delícias aí em casa.
 

4 receitas de panquecas para dias gulosos

 

Panquecas de limão e iogurte

Panquecas de limão e iogurte
 

No blogue da Sandra, também conhecida como Migalha Doce, não há só bolos lindos que nos fazem sonhar mas também deliciosas receitas de panquecas. 

Para as panquecas:
1 caneca de flocos de aveia integral 
160 g de iogurte natural
30 g de manteiga, derretida
Raspa de limão q.b.
1 c. sobremesa de mel
1 c. sopa de sumo de limão
½ c. sobremesa de canela
2 ovos
Pitada de sal

Para a calda de frutos silvestres:
250 g de frutos silvestres frescos
Raspa de limão
60 ml de água 
1 pau de canela


Triture os flocos de aveia até obter uma farinha e reserve. Numa taça, junte o sumo e raspa do limão, o iogurte, o mel e a manteiga. Adicione os ovos e mexa tudo até ficar com um amassa homogénea. À parte, misture o sal, a canela e a farinha. Faça um buraco no meio, adicione a mistura de líquidos e envolva tudo com uma vara de arames até obter uma massa homogénea sem mexer demais. Deixe repousar durante 10 minutos.

Derreta um pouco de manteiga numa frigideira antiaderente. Coloque uma concha de massa, assim que começar a borbulhar junte uns pedacinhos de morango e pressione com uma espátula. Vire e deixe dourar.

Para a calda de frutos vermelhos, junte todos os ingredientes numa panela e leva a lume médio até começar a ferver. Mexa ocasionalmente até a calda engrossar, cerca de 10 a 15 minutos.

 

Panquecas de baunilha e morango

Panquecas de baunilha e morango

Do fogão da Patrícia, do blogue Coco e Baunilha, saiu esta receita de panquecas de baunilha e morango para manhãs de domingo cheias de preguiça e desejos de coisas boas.

150 ml de leite 
125 g de farinha
10 g de açúcar amarelo
5 g de fermento
1 pitada de sal
1 ovo batido
1 punhado de morangos desidratados e triturados
1 c. sopa de açúcar baunilhado
Essência de baunilha q.b.
30 g de manteiga

Misture os ingredientes secos numa taça. À parta, bata o ovo, junte o leite e misture. Adicione os líquidos  aos ingredientes secos e mexa bem até obter uma massa homogénea. Derreta um pouco de manteiga numa frigideira antiaderente. Coloque uma concha de massa, assim que começar a borbulhar junte uns pedacinhos de morango e pressione com uma espátula. Vire e deixe dourar.

 

Panquecas de banana e tangerina

Panquecas de banana e tangerina

Da cozinha da Mariana, do blogue Marmita, saíram estas receitas de panquecas que prometem ser um presente para as papilas gustativas e para o coração. 

1 banana grande madura
115 g de farinha peneirada
3 ovos
Raspa de 1 tangerina
Sumo de 3 tangerinas
140 ml de leite
1 c. de chá de fermento peneirado
1 c. de chá de mel
1 pitada de sal

Comece por separas as gemas das claras e junte as primeiras à farinha, ao fermento e, aos poucos, junte o leite. De seguida, junte o sumo e as raspa da tangerina. Bata as claras em castelo com a pitada de sal até obter picos suaves. Envolva, suavemente, na mistura anterior. Aquece uma frigideira, coloque um pouco de manteiga, uma concha de massa e três fatias de banana. Quando a massa começar a borbulhar, vire e deixe dourar.

 

Panquecas de banana

Panquecas de banana

Para terminar, sugerimos uma receita de panquecas mais saudáveis, diretamente do blogue Tomilho-Limão, da Cristina, onde a busca por uma alimentação mais equilibrada faz dos alimentos são os reis de cada receita.

4 bananas pequenas maduras
1 e ⅓ chávena de farinha de aveia
4 ovos médios 
2 c. de sobremesa de açúcar amarelo
1 c. de chá de fermento
1 c. de chá de canela
2 c. de óleo de coco derretido
Pitada de sal

Junte todos os ingredientes numa tigela. Leve uma frigideira antiaderente a aquecer em lume baixo, coloque conchas de massa e quando a panqueca começar a fazer pequenas bolhas, vire e deixe dourar.


Veja também: