6 Receitas de sandes saudáveis por menos de 5 euros

Receitas de sandes saudáveis e baratas para levar para o trabalho, para um almoço leve ou para um snack ao final da tarde.

6 Receitas de sandes saudáveis por menos de 5 euros
Sandes simples, baratas mas cheias de sabor!

Hoje sugerimos seis receitas de sandes saudáveis porque sabemos que, por vezes, é difícil preparar a ementa semanal para levar para o trabalho. Tem dias que a criatividade na cozinha nos falha e já não sabemos que combinações fazer para satisfazer a fome e a gulodice.  

Para ajudar, sugerimos seis receitas de sandes saudáveis, baratas e fáceis de fazer. Não se assustem com a lista de ingredientes de algumas porque é mais fogo de vista do que outra coisa. Todas as sandes que sugerimos abaixo são simples de fazer e, inclusive, temos sugestões para aproveitar as pequenas sobras do assado de domingo.

 

6 Receitas de sandes saudáveis que tem que experimentar


Sande de ovo e requeijão

Requeijão
Ovo cozido
Paprika
Alho francês
Fatias de pão integral

Coza os ovos apenas durante 6 minutos, retire, passe por água fria enquanto os descasca com cuidado.  Barre a fatia de pão com o requeijão, coloque os ovos partidos em metades por cima, polvilhe com paprika (picante, de preferência) e rodelas finas de alho francês.  


Sande de pepino e salmão

Pepino
Requeijão
Salmão fumado
Fatias de pão integral

Corte o pepino ao meio, no sentido longitudinal, retire as semente e rale grosseiramente. Misture o pepino com o requijão e barre a fatia de pão. Coloque as fatias de salmão fumado por cima e diga lá se esta não é uma das receitas de sandes saudáveis mais rápidas de que há memória?


Sande falsa de Sushi

1 lata de milho
Fatias de pão integral
4 Fatias de fiambre de frango fumado (peru ou salmão)
1 cenoura ralada 
1 pepino cortado em tiras
1 lata de atum natural escorrido
2 c sopa de maionese caseira
Folhas e alface cortadas em tiras finas
1 abacate cortado em tiras

Espalme as fatias do pão com ajuda de um rolo da massa. Triture o milho com um pouco de água até obter um puré espesso e barre as fatias do pão sem chegar às extremidades do pão. Coloque uma fatia de fiambre (peru ou salmão), a cenoura e o pepino, enrole de modo a formar um rolo de sushi e corte em três. Misture o atum e a maionese. Numa fatia de pão, coloque a alface, a mistura de atum e o abacate. Enrole para fazer um charuto e corte em três.
 

Sande Club de Frango

1 pedaço de pepino com 3 cm
1 pera madura
2 cebolas
1/2 coração de alface
2 c. sopa de iogurte natural
1 c. chá de mostarda inglesa
2 pés de estragão, manjericão ou hortelã
1 c. sopa de vinagre de sidra
150 g de peito de frango cozido ou grelhado
2 fatias de pão integral
1 tomate 
Folhas de agrião 
Pimenta q.b.

Corte o pepino ao meio, no sentido longitudinal, retire as semente e rale grosseiramente o pepino e a pera. Esmague tudo com as mãos para retirar o excesso de sumo e reserve. Lamine as cebolas finamente, ripe a alface, pique o estragão (manjericão ou hortelã) e coloque tudo junto com o pepino e a pera numa taça. Adicione o iogurte,  a mostarda, o vinagre, a pimenta e envolva. 

Torre o pão ao seu gosto enquanto parte o frango em tiras e o tomate em rodelas. Cubra uma fatia de pão com o tomate e cubra com a salada temperada. Coloque o frango, junte a restante salada e as folhas de agrião.

Veja também: Dicas para aproveitar sobras de frango

Receitas de sandes saudáveis
 

Sande Banh Mi

1 cenoura
1/4 pepino
1/4 couve branca
1 c. sopa açúcar amarelo
3 c. sopa vinagre de vinho branco
200 g fígados de frango
2 cebolas
15 g molho de coentros frescos
Azeite
200 g sobras de carne de porco assada
2 c. sopa de molho sweet chili 
1 malagueta vermelha
4 baguetes

Corte a cenoura e o pepino em tiras, a couve em juliana e coloque numa tigela. Adicione o açúcar, o vinagre e uma pitada de sal. Esmague durante um minuto para fazer pickle e reserve. Arranje os fígados e deixe-os numa tigela com água alguns minutos. 

Descasque e corte as cebolas e os talos dos coentros finamente e leva a lume médio com um fio de azeite, durante 10 minutos ou até estar tenro. Escorra e corte os fígados em pedaços e junte ao lume por 5 minutos. Coloque tudo num robot e reduza a puré. Ajuste os temperos, se necessário.

Agora, limpe o tacho, junte um fio de azeite se necessário, corte a carne de porco, coloque-a no tacho e deixe fritar durante 5 minutos ou até ficar estaladiço. No último minuto, junte o molho sweet chili. Abra as baguetes ao meio, leve a tostar se preferir, barre com o patê, coloque os legumes do pickle escorridos, cubra com a carne e a malagueta, cortada finamente, sem sementes.
 

Sande Po’Boy

1 dl de sobras de molho do assado
300 g de sobras de carne assada
1 baguete 
2 pepinos de conserva
4 cebolinhas de conserva
1 malagueta fresca
1/4 de alface icebergue
1 mão cheia de agriões
1 c. sopa de mostarda inglesa

Préaqueça o forno a 180 graus. Num tacho, aquela em lume branco o molho do assado, se necessário, junte um pouco de água a ferver para deslassar e mexa de vez em quando. Corte os desfie a carne e junte-a ao molho deixando ferver alguns minutos. Enquanto isso, leve o pão ao forno por 5 minutos.

Separe o pão em duas metades, coloque a carne numa metade e regue com um pouco do molho. Coloque por cima os pepinos, as cebolinhas e a malagueta cortada finamente. Parta as folhas de alface  e os agriões em pedaços e coloque por cima. Barre a metade superior com mostarda e feche. 


As receitas acima foram retiradas dos livros “Poupe com o Jamie”, "Receitas Saudáveis", ambos de Jamie Oliver e “Cozinha para quem quer poupar” de Mafalda Pinto Leite.
 

Receba um Guia de oferta com as melhores receitas da sua Bimby!


Veja também: