As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

3 receitas descomplicadas de caldo de peixe

Experimente estas três receitas de caldo de peixe, muito rápidas de fazer e nunca mais vai precisar de usar caldos industrializados.

3 receitas descomplicadas de caldo de peixe
Mais sabor sem esforço

As receitas de caldo de peixe caseiras fazem toda a diferença num risotto, numa massa, num arroz de marisco ou numa açorda de peixe. Entre as receitas de caldo de peixe que trazemos hoje, pode optar por fazer um caldo de marisco, bivalves ou de peixe. Em apenas 25 minutos ou menos, tem um saboroso caldo de peixe que pode usar nos mais variados pratos.
 

3 receitas de caldo de peixe para um toque especial  


Caldo de camarão

Ingredientes
300 g cascas e cabeças de camarão
1/2 cabeças de alho
3 cebolas pequenas
1 folha de louro
1 dl vinho branco
1 l água
Azeite q.b.


Modo de preparação
Comece por refogar as cascas e as cabeças de camarão num fio de azeite bem quente até atingirem uma cor encarniçada. De seguida, junte os alhos com a casca abertos ao meio as cebolas picadas e o louro. Deixe caramelizar ligeiramente para enriquecer o sabor. Refresque com vinho branco, deixe evaporar e cubra com água fria. Ferva tudo, lentamente, durante cerca de 25 minutos, passe por um passador de rede e arrefeça rapidamente.
 

Caldo de peixe

Ingredientes
600 g espinhas de peixe magro
2 ramas de aipo
5 cogumelos de paris
1 raminho de salsa
4 grãos de pimenta preta
1 l água


Modo de preparação
Enxague as espinhas durante 30 minutos, lave-as e corte-as em bocados. Refogue o aipo, finamente cortado, em manteiga. De seguida, junte as espinhas e deixe refogar mais um pouco. Cubra as espinhas com água, junte as aparas de cogumelos e a salsa e deixe ferver em lume muito brando, cerca de 25 minutos. Uns minutos antes de terminar, junte os grãos de pimenta, passe por um passador de rede, sem comprimir, e arrefeça rapidamente.
 

Caldo de bivalves

Ingredientes
3 kg mexilhões
0,2 l água


Modo de preparação
Comece por lavar muito bem os mexilhões. De seguida, aqueça a água num tacho bem largo até levantar fervura. Junte os mexilhões, cubra com a tampa e deixe cozinhar até estarem abertos. Passe o caldo por um passador de rede fina e reserve. Este caldo pode ser usado de imediato, pode refrigerar durante dois dias ou congelar durante três semanas. Aproveite os mexilhões para outra receita. 

Todas as receitas de caldo de carne foram retiradas do livro Um Chef em sua casa, do José Avillez.

Veja também: