4 sugestões de respostas para entrevista de emprego

Vai a entrevista? Prepare as respostas certas para brilhar! Aqui ficam exemplos de respostas para entrevista de emprego que não o deixarão ficar mal!

4 sugestões de respostas para entrevista de emprego
O que deve ter em conta

Antes de começar a preparar as respostas para entrevista de emprego, importa alertar: nunca descure nem subestime qualquer pergunta que lhe é feita pelo recrutador, por mais básica ou descontextualizada que lhe possa soar. Todas as questões são preparadas com uma intenção – a de o avaliar!

Perguntas inevitáveis e melhores respostas para entrevista de emprego

Neste artigo abordamos alguns exemplos de perguntas inevitáveis que poderão ser feitas durante uma entrevista de emprego e damos dicas para se preparar e conseguir dar as respostas mais adequadas, independentemente do tipo de emprego a que se candidata.

Tema – liderança e progressão na carreira

Pergunta: Considera-se um líder?
Resposta: Aqui deve responder algo como “sim, sempre tive competências de liderança”, sem hesitar, caso a função a que se candidata assim o requeira.
Provavelmente, o entrevistador vai pedir para dar alguns exemplos para comprovar as suas habilidades de liderança. Quer o faça ou não, é conveniente que dê imediatamente alguns exemplos, como “ vou dar-lhe alguns exemplos de situações da minha vida em que demonstrei ser um líder”.

Tema – autoconhecimento e competências pessoais

Pergunta: Fale-me sobre si.
Resposta: Evite cair no erro de mencionar aspectos da sua vida pessoal que não interessam para a oferta de emprego a que concorre. Deverá sim realçar os momentos chave da sua vida, como os cursos que frequentou, escolas, formações, a universidade, projectos académicos, escolhas profissionais anteriores, e as suas perspectivas para o emprego em causa.

Tema – fit com a empresa e a função

Pergunta: Porque é que acha que é a pessoa certa para este trabalho?
Resposta: Prepare-se para se “vender”, em tudo o que de positivo esta expressão traz. Faça marketing pessoal e refira os seus pontos fortes.

Prepare uma lista com as suas vantagens competitivas, leia e releia. Opte por falar de situações práticas em que o seu papel foi determinante para resolver um problema. Se já teve equipas a seu cargo, refira como as motivou. Se já conseguiu melhorar a performance das empresas onde trabalhou, é mesmo isso que o empregador necessita de saber!

Tema – projeção pessoal e aspirações de carreira

Pergunta: Se fosse um animal, qual seria?
Resposta: Esta é uma pergunta frequente, mas que surge mascarada. Pode ser-lhe pedido que fale dos seu heróis, ídolos, desenhos animados preferidos de quando era criança… mas o princípio é sempre o mesmo: o recrutador pretende saber, com base na personagem que escolher, quais são as caraterísticas de personalidade com que mais se identifica.

Procure fazer referência às qualidades da personagem, sobretudo àquelas que são necessárias e úteis para o emprego a que concorre.

Cada caso é um caso

As respostas para entrevista de emprego devem ser preparadas, mas sempre com a consciência plena de que cada entrevista é diferente da seguinte. Tente adequar o seu discurso à oportunidade de emprego que tem pela frente e evite os clichés!

A preparação é chave para bem improvisar. Faça o trabalho de casa e verá que tudo corre bem!

Veja também: