10 secretárias originais que tem que conhecer

Secretárias originais que tornam o nosso dia-a-dia mais funcional e produtivo. Para estudar, trabalhar ou simplesmente contemplar, estas são as nossas preferidas.

10 secretárias originais que tem que conhecer
Se é um apaixonado por design de mobiliário, este artigo é para si

Estudos comprovam que a qualidade do mobiliário do nosso espaço de trabalho influencia a nossa produtividade e concentração. As secretárias originais que aqui apresentamos são da autoria de alguns dos melhores designers do mundo e adaptam-se a vários estilos de vida, gostos e necessidades. São projetadas para aliar forma e função com o objectivo de proporcionar conforto, confiança e bem-estar.
 

A nossa seleção de 10 secretárias originais


1. Strates



Da autoria do designer francês Mathieu Lehanneur, esta secretária alia espaço de mesa de trabalho e várias prateleiras para suporte e arrumação. Pode ainda ser combinada com secretárias semelhantes ou com outros módulos de prateleiras.



2. CATable



Quem tem gatos em casa sabe o quanto adoram fazer-nos companhia enquanto trabalhamos/estudamos sentados à secretária. Desafiam o rato do computador, sentam-se no teclado ou ronronam por baixo do candeeiro de mesa. Tudo para não dividirmos a sua atenção com aquilo que estamos a fazer. Esta secretária, da autoria do designer Ruan Hao, é um verdadeiro paraíso para eles e para nós. Para eles, porque desperta a curiosidade natural dos felinos, distrai-os, ao mesmo tempo que nos fazem companhia. E para nós, pois a sua versatilidade e ergonomia adaptam-se genialmente às necessidades de quem trabalha muitas horas sentado à secretaria. Belíssima, não?



3. Also (a chair)



Tal como o nome indica, esta secretária pode transformar-se numa cadeira. Da autoria do designer turco Akin Bacioglu, foi especificamente desenhada para espaços de trabalho ou quartos de pequenas dimensões. Possui ainda espaço de arrumação para livros.



4. Cartesia



À primeira vista não há nada que nos indique a razão desta secretária integrar uma lista de secretárias originais, tal a sua semelhança com tantas outras secretárias ditas modernas ou ainda minimais. Contudo, a Cartesia, da autoria de NOSIGNER, bem ao estilo do artesanato e do design japonês, é só aparentemente simples. Oculta um bloco de gavetas (que abrem em diferentes direções) intrincado, complexo e adaptado a todas as necessidades de quem trabalha a uma secretária. Um exemplo é a ranhura entalhada no tampo da secretária, exatamente por cima de uma mini gaveta, e a partir da qual podemos puxar os cabos do adaptador do computador, do disco rígido ou do tablet, obrigando-nos a ter o mínimo de objetos em cima da secretária, o mínimo caos visual e pensar apenas no trabalho a fazer.
 


5. Stir Kinetic



O que dizer desta secretária? É um autêntico mecanismo pensante. Ajusta-se à posição de pé e sentado, aprende com o comportamento do utilizador da secretária e regista todas as suas preferências. Informa-o da duração de tempo em que está sentado ou em pé, as calorias que gasta em qualquer uma das posições e alerta-o, no momento certo, para mudar de posição. Tem ainda bluetooth, wi-fi, ligações usb e alimentação elétrica integrados. O cérebro desta mesa, digamos assim, é um pequeno computador em formato tablet que se encontra à face do tampo, tornando extremamente simples interagir com a secretária.



6. Honeycomb



Da autoria dos designers polacos Anna and Marek Lourens, o tampo desta secretária é constituído por um conjunto de hexágonos que funcionam também como espaço de arrumação. Permite a utilização da secretaria por várias pessoas ao mesmo tempo.
 



7. Workbed



Para não cair na tentação de fazer uma sesta a meio do trabalho – principalmente as pessoas que trabalham em casa – esta secretária é também uma cama. Basta premir um botão e observamos a transformação. Da autoria de Ines Kaag e Desiree Heiss, esta secretária é ideal para quartos de pequena dimensão ou estúdios partilhados.



8. Treasury



Da autoria de Lucy Kodova, a Treasury é uma secretaria muito flexível, prática e com bastante espaço de arrumação. O conceito de arquivo está bastante presente.




9. Ply Like Lajko



De linhas modernas e um design bastante dinâmico, limpo e fluído esta secretária foi projetada em homenagem à legendária secretária em tubular de ferro de Marcel Breuer – Lajkó.
 


10.  Homework



Para finalizar esta seleção de secretárias originais, apresentamos a Homework. Com um design de caráter industrial esta secretaria alia espaço de mesa e de arrumação, para além da sua característica distintiva de não deixar escapar nada de cima da mesa. Ideal para desastrados.

Veja também: