ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Viviane Soares
Viviane Soares
05 Dez, 2016 - 10:42

10 secretárias originais que tem que conhecer

Viviane Soares

Secretárias originais que tornam o nosso dia-a-dia mais funcional e produtivo. Para estudar, trabalhar ou simplesmente contemplar, estas são as nossas preferidas.

10 secretárias originais que tem que conhecer

Estudos comprovam que a qualidade do mobiliário do nosso espaço de trabalho influencia a nossa produtividade e concentração. As secretárias originais que aqui apresentamos são da autoria de alguns dos melhores designers do mundo e adaptam-se a vários estilos de vida, gostos e necessidades. São projetadas para aliar forma e função com o objectivo de proporcionar conforto, confiança e bem-estar.

A nossa seleção de 10 secretárias originais

1. Strates

placeholder-1x1

Da autoria do designer francês Mathieu Lehanneur, esta secretária alia espaço de mesa de trabalho e várias prateleiras para suporte e arrumação. Pode ainda ser combinada com secretárias semelhantes ou com outros módulos de prateleiras.

2. CATable

placeholder-1x1

Quem tem gatos em casa sabe o quanto adoram fazer-nos companhia enquanto trabalhamos/estudamos sentados à secretária. Desafiam o rato do computador, sentam-se no teclado ou ronronam por baixo do candeeiro de mesa. Tudo para não dividirmos a sua atenção com aquilo que estamos a fazer. Esta secretária, da autoria do designer Ruan Hao, é um verdadeiro paraíso para eles e para nós. Para eles, porque desperta a curiosidade natural dos felinos, distrai-os, ao mesmo tempo que nos fazem companhia. E para nós, pois a sua versatilidade e ergonomia adaptam-se genialmente às necessidades de quem trabalha muitas horas sentado à secretaria. Belíssima, não?

3. Also (a chair)

placeholder-1x1

Tal como o nome indica, esta secretária pode transformar-se numa cadeira. Da autoria do designer turco Akin Bacioglu, foi especificamente desenhada para espaços de trabalho ou quartos de pequenas dimensões. Possui ainda espaço de arrumação para livros.

4. Cartesia

placeholder-1x1

À primeira vista não há nada que nos indique a razão desta secretária integrar uma lista de secretárias originais, tal a sua semelhança com tantas outras secretárias ditas modernas ou ainda minimais. Contudo, a Cartesia, da autoria de NOSIGNER, bem ao estilo do artesanato e do design japonês, é só aparentemente simples. Oculta um bloco de gavetas (que abrem em diferentes direções) intrincado, complexo e adaptado a todas as necessidades de quem trabalha a uma secretária. Um exemplo é a ranhura entalhada no tampo da secretária, exatamente por cima de uma mini gaveta, e a partir da qual podemos puxar os cabos do adaptador do computador, do disco rígido ou do tablet, obrigando-nos a ter o mínimo de objetos em cima da secretária, o mínimo caos visual e pensar apenas no trabalho a fazer.

5. Stir Kinetic

placeholder-1x1

O que dizer desta secretária? É um autêntico mecanismo pensante. Ajusta-se à posição de pé e sentado, aprende com o comportamento do utilizador da secretária e regista todas as suas preferências. Informa-o da duração de tempo em que está sentado ou em pé, as calorias que gasta em qualquer uma das posições e alerta-o, no momento certo, para mudar de posição. Tem ainda bluetooth, wi-fi, ligações usb e alimentação elétrica integrados. O cérebro desta mesa, digamos assim, é um pequeno computador em formato tablet que se encontra à face do tampo, tornando extremamente simples interagir com a secretária.

6. Honeycomb

placeholder-1x1

Da autoria dos designers polacos Anna and Marek Lourens, o tampo desta secretária é constituído por um conjunto de hexágonos que funcionam também como espaço de arrumação. Permite a utilização da secretaria por várias pessoas ao mesmo tempo.

7. Workbed

placeholder-1x1

Para não cair na tentação de fazer uma sesta a meio do trabalho – principalmente as pessoas que trabalham em casa – esta secretária é também uma cama. Basta premir um botão e observamos a transformação. Da autoria de Ines Kaag e Desiree Heiss, esta secretária é ideal para quartos de pequena dimensão ou estúdios partilhados.

8. Treasury

placeholder-1x1

Da autoria de Lucy Kodova, a Treasury é uma secretaria muito flexível, prática e com bastante espaço de arrumação. O conceito de arquivo está bastante presente.

9. Ply Like Lajko

placeholder-1x1

De linhas modernas e um design bastante dinâmico, limpo e fluído esta secretária foi projetada em homenagem à legendária secretária em tubular de ferro de Marcel Breuer – Lajkó.

10.  Homework

placeholder-1x1

Para finalizar esta seleção de secretárias originais, apresentamos a Homework. Com um design de caráter industrial esta secretaria alia espaço de mesa e de arrumação, para além da sua característica distintiva de não deixar escapar nada de cima da mesa. Ideal para desastrados.

Veja também: