PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

7 sintomas de ansiedade: esteja atento

Todos os sintomas de ansiedade que são vividos por quem tem esta doença. Identifique os sinais.

7 sintomas de ansiedade: esteja atento
O resultado emocional de experiências negativas

A ansiedade é uma doença de natureza psicológica que se manifesta por estados apreensivos e de medo. Os sintomas de ansiedade, quando são em excesso, tornam-se num problema maior para o quotidiano do doente. Ataques de pânico, obsessões, insónias e fibromialgia são alguns exemplos de distúrbios emocionais vividos por quem sofre desta patologia. 



7 sintomas de ansiedade


1. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Também considerado por desordem de ansiedade generalizada, esta fase manifesta-se por uma preocupação excessiva por parte do paciente ao enfrentar as situações com que se depara no seu dia-a-dia. Esta patologia pode surar 6 meses e provoca fortes impactos emocionais. 



2. Noites mal dormidas 

Segundo alguns estudos, metade das pessoas com sintomas de ansiedade têm problemas em conseguir dormir durante a noite. Com o foco nos problemas que atormentam o dia-a-dia, os pacientes acabam por ter dificuldades em dormir por não se conseguirem abstrair.



3. Tensões musculares

As tensões musculares são um reflexo dos sintomas de ansiedade. É um sinal que perdura durante muito tempo e que é sinónimo de um transtorno visível. 



4. Constrangimento Social

Qualquer que seja a situação social com que se depare uma pessoa com ansiedade, vai significar algo constrangedor. Encontros na rua, comer uma refeição em frente a outras pessoas, são simples situações que atormentam quem vivencia estes sintomas de ansiedade. 



5. Pânico 

Batimento cardíaco acelerado, aperto na garganta ou dores no peito são alguns sinais físicos que caracterizam um ataque de pânico. Estes ataques são comuns durante esta patologia e podem acontecer porque o doente vive situações de extremo medo em relação a experiências negativas que já vivenciou.



6. Ser perfeccionista

Aliado ao perfeccionismo estão associados sintomas de ansiedade. A constante preocupação em atingir um ponto de perfeição resulta num trauma para os doentes que levam esta situação até ao extremo. 



7. Comportamentos obsessivos

Estes comportamentos resultam de pensamentos compulsivos por parte do paciente, que faz com que tenha atitudes inquietantes para conseguir dar uma resposta às suas pretensões. Todos estes aspetos fazem parte de quem vive de perto com esta patologia que se alimenta de emoções.

 

Tratamento para a ansiedade

Todos estes sinais que acabamos de referir ao longo do texto são motivo de acompanhamento de um médico para se decidir qual é o melhor caminho para a recuperação.

Atividades físicas, remédios naturais e alguns medicamentos estão na origem de uma recuperação eficaz, no entanto, em conjunto com o seu médico irá ser decidido qual o método mais eficaz para atingir o seu bem-estar. 

Veja também: