Sim, quero receber as últimas informações sobre emprego

Oportunidades de carreira, dicas e conselhos práticos que vão melhorar a sua vida profissional.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Sucesso profissional das mulheres: qual o segredo?

Passo a passo as mulheres têm vindo a conquistar cada vez mais espaço no mundo laboral.

O sucesso profissional das mulheres depende da atitude que estas adotam no seu dia-a-dia. Conheça agora algumas dicas que a podem ajudar a obter o sucesso que tanto ambiciona.

O sucesso profissional das mulheres é cada vez mais notório e isso é um bom sinal. Basta pensar que não é difícil apontar casos de mulheres bem-sucedidas. Oprah Winfrey, Ariana Huffington ou Hillary Clinton, são apenas alguns exemplos. Para lá chegar todas decidiram "tomar as rédeas” das suas carreiras. Veja o que as ajudou a chegar ao topo.
 

4 Princípios essenciais para o sucesso

Os nomes que mencionamos anteriormente são apenas alguns dos nomes sonantes que inspiram muitas mulheres por todo o mundo. Os seus segredos? Bem, cada uma tem o seu. Oprah Winfrey diz que é a meditação, já Ariana Huffington diz que por detrás do seu sucesso estão os seus fracassos. Em todos os casos, além das receitas – muito próprias – de sucesso, todas partilham certamente as qualidades das mulheres de sucesso e não tiveram medo de aplicar estes quatro princípios.
 

1.Seja destemida e inovadora

As mulheres de sucesso destacam-se dos restantes profissionais (homens e mulheres) pode terem confiança em si mesmas e serem capazes de deixar uma marca no mercado laboral em que se inserem. Muita dessa confiança resulta da capacidade de não perderem a oportunidade de apresentarem as suas ideias, desenvolverem os seus projetos, defenderem as suas convicções e, acima de tudo, serem capazes de “vender” eficazmente as suas ideias. Portanto, não tenha receio de pensar “fora da caixa” e arrisque (de forma ponderada e inteligente, é claro). Verá que os resultados serão notórios e que a sua presença será visível.
 

2. Use o seu instinto

Não é a “intuição feminina”, mas o seu instinto profissional (que quem sabe até resulta da dita “intuição”). Perante uma decisão importante em termos profissionais, use a sua experiência, visão e conhecimento para dar os passos seguintes.

 

3. Relacione-se

O networking é fulcral para o sucesso de qualquer profissional (homens ou mulheres) e por detrás de qualquer mulher de sucesso está uma rede de contactos sólida – sejam colegas, mentores ou outros contactos profissionais. Os contactos são essenciais para a guiar rumo ao sucesso. Estes contactos podem abrir-lhe as portas para uma oportunidade profissional ou simplesmente apoiá-la num determinado projeto. O sucesso não se faz de uma pessoa só. Lembre-se disso.

 

4. Conheça-se

Para ser bem-sucedida deve antes de mais conhecer-se a si mesma. Essencialmente conhecer os seus pontos fortes e as suas fraquezas. Quando se trata de liderar em ambiente laboral deve ser capaz de adequar as suas ações às circunstâncias e para isso deve estar em pleno controlo das suas emoções e capacidades.

 

Sucesso no feminino

Segundo os dados da Comissão Europeia, em Portugal, apenas cerca de 7% dos cargos de gestão e liderança são ocupados por mulheres. Um número baixo em comparação com outros países europeus e que em muito se justifica com as questões culturais. Se quer fazer a diferença e integrar o leque de mulheres de sucesso, pode começar por colocar estes princípios em ação.


Veja também: