TAEL: o que é e como calcular

Saiba o que distingue a TAEL (Taxa Anual Efetiva Líquida) de outras taxas de referência. Conheça a importância da TAEL na remuneração de um depósito a prazo.

TAEL: o que é e como calcular
A que se refere a taxa anual efetiva líquida ?

Uma das grandes dificuldades na compreensão da dinâmica dos empréstimos bancários ou outros produtos financeiros são os termos e definições pouco explícitos que inclusivamente, muitas vezes, são apresentados pelos seus acrónimos. Um desses termos que deve definitivamente conhecer é a TAEL (taxa anual efetiva líquida) para, por exemplo, saber a que remuneração terá direito numa aplicação financeira como o depósito a prazo. Saiba tudo sobre a taxa anual efetiva líquida.


O que é a TAEL?

A taxa anual efetiva líquida (TAEL) é equivalente à taxa anual nominal bruta (TANB - taxa de juro bruta, ou seja, sem estar deduzida a retenção de IRS), mas deduzida da retenção de IRS, ou seja, aquilo que verdadeiramente recebe. No fundo é a taxa anual efetiva (TAE) calculada em termos líquidos, ou seja, já contabilizando a retenção de impostos pela instituição financeira.

A TAEL é calculada tendo como referência os proveitos pagos pela aplicação financeira (por exemplo, juros ou dividendos) adquiridos ao longo do tempo e na eventual mais-valia no momento da venda ou da restituição. Uma das particularidades da TAEL é presumir que os rendimentos são reinvestidos à mesma taxa até ao vencimento ou venda da aplicação financeira, assim como a fiscalidade em vigor.

No entanto, no caso dos depósitos bancários com renovação inferior a um ano, a TAEL só retrata exatamente o que vai receber se o depósito for à taxa fixa, isto porque a TAEL é calculada presumindo que a taxa de juro se mantém constante ao longo do período a que se refere.

Desta forma, considera-se a TAEL como a taxa mais adequada para comparar os rendimentos oferecidos pelos diferentes produtos financeiros, ou seja, é a taxa de maior importância para um depositante, juntamente com a duração do depósito (dado o ponto referido anteriormente).


Como se calcula?

A TAEL normalmente pode ser calculada através da seguinte fórmula: TAEL = 0,785 x (a multiplicar por) TANB.


Veja também: