50 mil mudaram de fornecedor de eletricidade em outubro

Cerca de 50 mil clientes no mercado livre mudaram de fornecedor de eletricidade no mês de outubro.

50 mil mudaram de fornecedor de eletricidade em outubro
Um número a ter em conta.

O mês de outubro registou uma notória mudança dentro do mercado livre de eletricidade. Segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), cerca de 50 mil clientes mudaram de fornecedor de eletricidade no passado mês. Uma mudança que levou o regulador a sublinhar a “tendência crescente de mudanças de comercializador no quadro do mercado livre”.

Recorde-se que a mudança de fornecedor de eletricidade pode ser feita a qualquer altura e sem custos associados, compreendendo-se a facilidade com que os clientes trocam de serviço. E segundo o relatório da ERSE, em outubro foram registadas 48.932 mudanças de carteira entre comercializadores em mercado livre, que conta atualmente com mais de duas dezenas de empresas fornecedoras.

Neste momento, o mercado livre conta com quase 4,7 milhões de contratos. O ritmo, porém, continua a crescer a um ritmo de 0,8% por mês, esperando-se que não demore muito até o número de clientes atingir os 5 milhões. Nas contas da ERSE, o mercado livre já representa mais de 91% do consumo total de energia em Portugal, mais 3% face a outubro de 2015.

Relativamente a cada fornecedor de eletricidade, a EDP Comercial continua a liderar as preferências dos portugueses, com 81% do mercado, enquanto a Galp possui 5,6% dos contratos domésticos. Já a Iberdrola, com 4,1%, e a Endesa, com 2,9%, ocupam as posições seguintes.


Veja também:

Continuar a Ler