Clara Henriques
Clara Henriques
12 Dez, 2014 - 09:25

Horas extraordinárias vão voltar a ser pagas… e a dobrar!

Clara Henriques

Desde 2012 que as horas extraordinárias não estavam a ser pagas, mas é já a partir de Janeiro que a medida vai ser reposta com alterações. Segundo o Governo, o valor de cada hora extraordinária poderá aumentar para o dobro.

Horas extraordinárias vão voltar a ser pagas... e a dobrar!
Existem muitos trabalhadores em Portugal a cumprirem horas extraordinárias, mas nem todos são compensados por isso. No entanto, a partir de Janeiro de 2015, será novamente implementada a medida que obrigará as empresas ao pagamento das horas extraordinárias.
Segundo avança o Diário Económico, a partir de Janeiro os patrões vão voltar a fazer contas à vida e a ter de remunerar os seus empregados por cada hora a mais de trabalho. No entanto, há ainda mais uma dor de cabeça: de acordo com o noticiado, “o valor das horas extraordinárias vai aumentar em muitas empresas”. 
Inicialmente, o valor a pagar pelo trabalho extra ficou reduzido a metade em Agosto de 2012, mas segundo os últimos sinais do Governo, no próximo ano entrará em vigor a medida que duplicará o valor a pagar por todas as horas extra contrato.
Em declarações, Paulo Vaz da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, refere que“as alterações pressupõem mais custos e, por isso, perda de competitividade”, mensagem reforçada por Luís Araújo Luís Araújo da Associação Portuguesa das Empresas Químicas, que chama a atenção para o facto de  existirem “muitas empresas que trabalham em regime de turnos, o que gera sempre, intrinsecamente, horas extraordinárias”, conclui.

Veja também: