Existem muitos trabalhadores em Portugal a cumprirem horas extraordinárias, mas nem todos são compensados por isso. No entanto, a partir de Janeiro de 2015, será novamente implementada a medida que obrigará as empresas ao pagamento das horas extraordinárias.
Segundo avança o Diário Económico, a partir de Janeiro os patrões vão voltar a fazer contas à vida e a ter de remunerar os seus empregados por cada hora a mais de trabalho. No entanto, há ainda mais uma dor de cabeça: de acordo com o noticiado, “o valor das horas extraordinárias vai aumentar em muitas empresas”.
Inicialmente, o valor a pagar pelo trabalho extra ficou reduzido a metade em Agosto de 2012, mas segundo os últimos sinais do Governo, no próximo ano entrará em vigor a medida que duplicará o valor a pagar por todas as horas extra contrato.
Em declarações, Paulo Vaz da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, refere que“as alterações pressupõem mais custos e, por isso, perda de competitividade”, mensagem reforçada por Luís Araújo Luís Araújo da Associação Portuguesa das Empresas Químicas, que chama a atenção para o facto de existirem “muitas empresas que trabalham em regime de turnos, o que gera sempre, intrinsecamente, horas extraordinárias”, conclui.
Veja também: