Rendas podem aumentar em 2016

Vive numa casa alugada? Esteja atento aos possíveis aumentos nas rendas que possam existir no próximo ano.

Rendas podem aumentar em 2016
O aumento pode ir até 0,16%
  • A inflação será mais acentuada no próximo ano

Há novidades para todos os portugueses que, neste momento, arrendam casa. Apesar de em 2014 e 2015 as rendas terem sofrido poucas ou nenhuma alteração, em 2016 o cenário vai mudar de figura. É agora notícia que os senhorios vão poder aumentar as rendas já a partir do próximo ano, isto devido ao fato “da inflação que serve de referência para as atualizações dos valores pagos pelos inquilinos ter registado em agosto uma subida de 0,16%”.

Estes 0,16% representaram a taxa de inflação média dos últimos 12 meses em Portugal, mas excluindo a habitação, sendo este o valor mais alto verificado desde o início do ano.  No entanto, pelas contas feitas, o valor de aumento em 2016 poderá ser quase insignificante, uma vez que “para os senhorios a situação pouco mudará face a 2015, ano em que as rendas ficaram congeladas por a taxa de inflação de referência ter ficado em -0,31%. Ou seja, em 2016 será possível aumentar as rendas, mas o valor vai ser insignificante”.

No entanto, a Associação Nacional de Proprietários não acredita que “os senhorios utilizem este valor para mexer nas rendas”.

No próximo ano, estima-se que existirão entre 700 e 800 mil contratos de arrendamento ativos em Portugal.

Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.

Veja também: