ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Clara Henriques
Clara Henriques
11 Set, 2015 - 09:55

Rendas podem aumentar em 2016

Clara Henriques

Vive numa casa alugada? Esteja atento aos possíveis aumentos nas rendas que possam existir no próximo ano.

Rendas podem aumentar em 2016

Há novidades para todos os portugueses que, neste momento, arrendam casa. Apesar de em 2014 e 2015 as rendas terem sofrido poucas ou nenhuma alteração, em 2016 o cenário vai mudar de figura. É agora notícia que os senhorios vão poder aumentar as rendas já a partir do próximo ano, isto devido ao fato “da inflação que serve de referência para as atualizações dos valores pagos pelos inquilinos ter registado em agosto uma subida de 0,16%”.

Estes 0,16% representaram a taxa de inflação média dos últimos 12 meses em Portugal, mas excluindo a habitação, sendo este o valor mais alto verificado desde o início do ano.  No entanto, pelas contas feitas, o valor de aumento em 2016 poderá ser quase insignificante, uma vez que “para os senhorios a situação pouco mudará face a 2015, ano em que as rendas ficaram congeladas por a taxa de inflação de referência ter ficado em -0,31%. Ou seja, em 2016 será possível aumentar as rendas, mas o valor vai ser insignificante”.

No entanto, a Associação Nacional de Proprietários não acredita que “os senhorios utilizem este valor para mexer nas rendas”.

No próximo ano, estima-se que existirão entre 700 e 800 mil contratos de arrendamento ativos em Portugal.

Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.

Veja também: