Seagate quer lançar disco rígido de 16TB

Discos rígidos de 16TB de capacidade? Esta é a grande novidade que a Seagate planeia lançar em 2018.

Seagate quer lançar disco rígido de 16TB
Apenas em 2018.

A Seagate está, neste momento, a desenvolver um disco rígido SATA de 3,5 polegadas com 16TB de capacidade. Quem o afirma é o site Geek, especializado em tecnologia. Uma inovação impensável para o mundo dos computadores num passado recente.

Apesar da enorme expetativa, as unidades de 16TB só deverão chegar ao mercado em 2018. A Seagate, porém, espera lançar modelos de 12 e 14TB ainda este ano, embora ainda não tenha revelado o preço das mesmas. Nos Estados Unidos, a empresa já lançou um modelo de 10TB que está disponível por cerca de 500 euros.

Um salto tecnológico que marcará certamente o mundo dos computadores e dos discos rígidos. Quem armazena grandes volumes de dados, como vídeos em 4K, por exemplo, olha para estes discos da Seagate como uma verdadeira lufada de ar fresco. Não só pela maior capacidade mas também pela durabilidade – os pratos estão selados num compartimento cheio de hélio, o que, segundo a Seagate, lhe confere um maior tempo de vida em relação às soluções tradicionais.

Se é daquelas pessoas que armazena grandes volumes de dados e de informação e os discos de 2TB e 4TB já começam a tornar-se “pequenos”… descanse. Tudo indica que 2017 vai ser um bom ano para poder adquirir um Seagate de 12 ou 14TB.


Veja também: