Nuno Margarido
Nuno Margarido
11 Abr, 2016 - 08:00
Onde guardar ficheiros online?

Onde guardar ficheiros online?

Nuno Margarido

Sabe quais são os melhores serviços para guardar ficheiros online? Nós sabemos e vamos partilhar consigo.

O artigo continua após o anúncio

Tablets a preços imbatíveis e a prestaçõesQuem anda no mundo dos computadores há muito tempo pode afirmar com grande certeza que guardar ficheiros online já devia ser uma prática recorrente. Porquê? Porque nos facilita bastante a vida! Em primeiro lugar porque não nos obriga a andar com uma pen ou um disco externo – que se podem perder por aí. Em segundo lugar porque podemos aceder a esses mesmos ficheiros quando e onde quisermos!

5 serviços para guardar ficheiros online

Dropbox

A Dropbox foi um dos primeiros serviços a ganhar grande notoriedade. Porquê? Porque aliou a facilidade de acesso e de partilha à facilidade de utilização. Pode possuir uma pasta “física” no seu computador, tablet ou smartphone mas os ficheiros ficam sempre guardados na cloud e podem ser acedidos a partir de qualquer lugar a qualquer hora. Para além disso, possui 2GB de espaço livre para um utilizador normal. Não é muito mas é o essencial para quem apenas utiliza Word, Excel e outros programas semelhantes.

Mega

O Mega é um serviço neozelândes para guardar ficheiros online que oferece imenso espaço de armazenamento. Ao inscrever-se pode usufruir de “apenas” 50GB de espaço na cloud. Para além disso, as velocidades de transferência são bastante consideráveis! O único senão do Mega passa pela dificuldade de utilização que uma pessoa pouca habituada a estas lides pode sentir.

Box

O Box especializou-se na área empresarial mas isso não impede que exista um plano grátis para individuais. Quer guardar ficheiros online? O Box é, também, um dos serviços a ter em conta. Ao inscrever-se ganha 10GB de espaço livre para poder utilizar à vontade! Para além disso, a interface é bastante intuitiva e fácil de utilizar. O grande problema reside mesmo no limte que existe para o tamanho de ficheiros que podem ser guardados: 250MB. Mas quem é que quer guardar algo assim tão grande?

OneDrive e Google Drive

O primeiro é da Microsoft, o segundo da Google. Estas duas empresas, rainhas dentro desta área, perceberam as potencialidades que existem em oferecer espaço de armazenamento a quem quer guardar ficheiros online e também criaram os seus próprios serviços: o OneDrive e o Google Drive. O primeiro oferece 15GB de espaço livre. O segundo… também oferece 15GB de espaço livre. O melhor? É que podem ser sincronizados com a sua conta de email. 


Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp