PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

A água com gás tem sal: verdade ou mito?

Tal como outros alimentos e bebidas, a água com gás tem sal. Algumas água com gás contêm quantidades significativas de sal, o ideal é ler o rótulo e escolher aquela com o menor teor de sódio.

A água com gás tem sal: verdade ou mito?
Verdade, mas isso não é necessariamente mau. Saiba porquê.

A água com gás tem sal, no entanto, há muito que os benefícios de beber água são conhecidos, sendo aconselhada a ingestão diária de 1,5 litros de água. A água é indispensável para a hidratação do organismo e devemos preferir a água dita normal, contudo, a água com gás não é uma má opção desde que bebida sem exageros para controlar o consumo de sal. 

O raciocínio lógico a fazer é o seguinte: a água com gás tem sal, o sal provoca sede, logo, quanto mais água beber,  mais sal vai ingerir. Para além disto, importa também fazer a distinção entre as águas com gás natural e as águas com gás artificial.

 

Principais diferenças entre as águas gaseificadas

O processo de gaseificação tem influência na composição mineral, onde se insere o sal, da água gaseificada. Nas águas gaseificadas naturalmente, todo o gás que contêm, bem como o sal existente e todas as outras substâncias da sua composição, é, juntamente com a água, captado na fonte. Já as águas manipuladas artificialmente variam mais nas suas composições e equilíbrio mineral.

 
O consumo de sal é prejudicial a quem sofra de hipertensão e estes efeitos negativos são associados às bebidas às quais o gás, dióxido de carbono, é adicionado artificialmente. Nas águas minerais naturalmente gasocarbónicas, a mineralização presente pode tratar-se não de cloreto de sódio, mas de bicarbonato de sódio. Este minério, bicarbonato de sódio, pode até, em algumas circunstâncias, proteger contra o aumento da pressão arterial.
 
Magnésio e potássio são outros minerais presentes nas águas minerais naturalmente gaseificadas que podem ajudar também no controlo de arritmias.



A água com gás tem sal: beber ou não beber?

Voltando ao início, a água com gás tem sal e isso não será problemático desde que a água com gás seja consumida com moderação. Tenha também em conta o sal que ingere através de outros alimentos para a contabilização total do consumo de sal na sua dieta diária.

O consumo de água é fundamental para a saúde e bem estar físico e mental, se é daquelas pessoas que não aprecia beber água simples e recorre a refrigerantes para controlar a sede, acredite, a água com gás é definitivamente a melhor alternativa para manter a sua hidratação.

Antes de comprar a sua água com gás, compare rótulos e escolha a água com menor teor de sódio, com mais nutrientes minerais e, nos dias mais quentes, acrescente-lhe uma rodela de limão, mantenha-se hidratado.

Veja também: