Luana Freire
Luana Freire
12 Nov, 2018 - 12:47
Temos 7 dicas para beber água mais vezes ao longo do dia

Temos 7 dicas para beber água mais vezes ao longo do dia

Luana Freire

Manter-se bem hidratado é uma questão de saúde, mas pode ser difícil de conseguir. Veja as nossas dicas para beber água mais vezes ao dia.

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Precisa de dicas para beber água? Este artigo é para si.

Há inúmeros benefícios em beber mais água durante o seu dia. São benefícios visíveis e inegáveis, até, a olho nu: afinal, quem se mantém bem hidratado tem cabelos e pele mais saudáveis, o trânsito intestinal regulado e bastante menos inchaço, que é resultado da retenção de líquidos no organismo. Sim, a água é mesmo uma grande aliada da nossa saúde e bem-estar, devendo mesmo estar presente na nossa rotina de forma significativa.

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Dizem-nos os especialistas que devemos beber, no mínimo, 1,5l de água todos os dias. Isso não é por acaso: afinal, não se pode esquecer que o nosso corpo é composto por 60% deste bem essencial! Às vezes até mais, já que os bebés têm 75% de água nos seus pequenos corpos. Com tamanha percentagem de água, é fácil entender por que o nosso corpo agradece a rotina de hidratação. 

É importante salientar, ainda, que devemos incluir a água na dieta de outras formas. Ou seja, não basta beber água para se hidratar corretamente, pois uma rotina alimentar saudável pede outras fontes de água, como frutas, verduras e sopas. A melancia, o tomate, a maçã, o rabanete e a cenoura crua são excelentes opções de alimentos saudáveis que são ricos em água. Aposte neste consumo!

Agora, tome nota de alguns dos mais importantes benefícios de beber mais água:

  • um corpo hidratado tem menos risco de desenvolver pedras nos rins;
  • beber mais água pode ajudar a emagrecer;
  • a água ajuda a regular a nossa temperatura corporal;
  • beber água ao longo do dia diminui a retenção de líquido e reduz o inchaço;
  • á agua também ajuda a combater acne, celulite e estrias;
  • os rins funcionam melhor com um corpo hidratado;
  • beber mais água ao longo do dia ajuda na digestão;
  • a ingestão de água promove a melhor circulação sanguínea.

7 dicas para beber água: sugestões infalíveis

dicas para beber água

Para si, beber água é um verdadeiro sacrifício? Tenta, tenta, tenta… E não consegue incluir a dose diária na rotina? Então, estas dicas são mesmo para si. Tome nota e adote já as nossas sugestões no seu dia a dia. Mantenha-se hidratado com a ajuda das nossas estratégias! Lembre-se que a água é, de facto, tão importante para o seu corpo quanto o ar que está a respirar.

1. Aposte em infusões

É a falta de sabor da água o que mais o desagrada? Então, o segredo está em preparar infusões. Hoje em dia já há, até, garrafas específicas com infusores, que lhe permitem preparar infusões com os sabores que mais mais gostar. Água com limão, água com gengibre, água com frutos vermelhos… Teste, experimente e decida-se pela sua preferida. Depois, basta incluir estas delícias no dia a dia.

Se não gosta de beber água porque não lhe vê nenhuma piada, vai ver que esta estratégia pode mesmo fazer imensa diferença.

2. Estabeleça os seus objetivos

Sim, também neste quesito “hidratação” a sua força mental vai ser fundamental para ter sucesso. Defina as suas metas e os seus objetivos, e tente alcançá-los. Exemplos de objetivos que pode começar a traçar já:

Antes do almoço,  já tenho de ter bebido 1 litro de água” ou “Até ir embora do escritório tenho de beber toda a minha garrafa de 1,5 l“.

Incentivos visuais ou auditivos podem ajudar imenso a quem não gosta ou esquece de beber água ao longo dos dias. Escreva alguns post-its, crie marcações com as horas de beber água na sua garrafa, instale uma aplicação para o efeito, ou defina um alarme no telemóvel ou no computador.

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3. Desafie os colegas

Por que não criar uma espécie de competição saudável entre os colegas do trabalho? Defina objetivos para beber água e crie vantagens para quem os cumprir. Por exemplo, quem alcançar as metas mais vezes na semana tem os café pagos pelos colegas. Desta forma, beber água pode ser uma tarefa bem mais descontraída e divertida.

4. Aposte numa garrafa de água especial

Se é daqueles que come – e bebe – quase que literalmente com os olhos, vai gostar de ter uma garrafa especial. Escolha uma que “encha as suas medidas”, seja de plástico, de vidro, grande ou pequena, colorida ou mais sóbria… Não importa. As opções são mais do que muitas e este pode ser aquele estímulo extra que procurava para ter vontade de beber mais água.

5. Observar a urina? Sim, é uma boa ideia

A verdade é que não há forma mais eficaz de comprovar se a quantidade de água que está a ingerir é suficiente para o manter hidratado.

Pela manhã, é natural que a sua urina se apresente mais concentrada e, portanto, mais amarelada. Já reparou? No entanto, ao longo do dia e à medida que bebe mais água, a sua aparência deve ser límpida. Assim, passe a analisar a cor da urina e se ela estiver menos densa e mais clara, é bom sinal: está bem hidratado. Caso contrário, é uma boa altura para beber mais água.

6. Experimente beber água fresca

Sim, é verdade. Para algumas pessoas, beber água fresca é bastante mais fácil do que a sua versão à temperatura natural. Faça esta experiência: lembre-se de colocar a sua garrafa de água no frigorífico e vá bebendo ao longo o dia. É bem possível que passe a observar que, assim, bebe mais água.

7. Coma alimentos ricos em água

Para quem não gosta de beber água, a dica fundamental é: ingira alimentos ricos em água. Sumo natural, frutas e legumes, sopas…

Esta pode ser uma excelente batota, mas não se esqueça que a ingestão desses alimentos não substitui a água, de todo. Por isso, esta é uma ótima dica a seguir, desde que tenha a sua garrafinha de água como companheira dos dias.

Siga as nossas estratégias, pense noutras dicas interessantes para si e não esqueça de definir os seus objetivos diários. Vai ver que se vai sentir muito melhor quanto mais água conseguir beber.

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