Teresa Campos
Teresa Campos
14 Jun, 2021 - 14:27

Beber água durante o dia: perceba por que é importante

Teresa Campos

Beber água durante o dia é fundamental para manter o equilíbrio do nosso corpo e organismo e para garantir uma dieta alimentar saudável. Saiba porquê.

Mulher a beber copo de água

Quando nos propomos a fazer uma alimentação equilibrada, não podemos esquecer de beber água durante o dia. A água é essencial para garantir a hidratação diária e para manter o organismo a funcionar corretamente.

Convém lembrar que 60% a 70% do corpo humano é constituído por água. Logo, este elemento tem um papel preponderante em vários processos fisiológicos, como é o caso da digestão, da absorção, da circulação e da eliminação de substâncias tóxicas. Fique a saber mais.

Os perigos de não beber água durante o dia

Beber água durante o dia assegura, assim, a renovação dos níveis de água de que o organismo necessita. Na urina, nas fezes, na transpiração e na respiração, há perda de líquidos que têm de ser repostos, através da ingestão hídrica.

Consumir pouca água pode contribuir para:

  • o aumento da pressão osmótica;
  • a desidratação celular;
  • a desconcentração;
  • a irritabilidade;
  • uma maior vontade de comer;
  • a queda da tensão arterial;
  • as tonturas.
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Por que é importante beber água durante o dia?

Já relevámos a importância do papel da água no organismo. Porém, fique a conhecer, concretamente, as suas funções no corpo humano, tais como:

  • eliminar toxinas do organismo, melhorando o seu funcionamento e equilíbrio:
  • servir de veículo para nutrientes e minerais, que fornecem as células e os tecidos;
  • manter a temperatura corporal;
  • promover o bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando a obstipação;
  • hidratar e nutrir a pele e o cabelo, adiando o seu envelhecimento;
  • evitar as infeções urinárias;
  • reduzir a retenção de líquidos;
  • controlar o apetite.
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Recomendações para beber água durante o dia

Em média, um adulto deve beber, diariamente, 1,5L a 2L de água. Contudo, esta quantidade pode variar, em função do metabolismo do indivíduo e da sua atividade. Além disso, a idade, o tipo de alimentação, o clima, entre outros fatores, podem influenciar as necessidades hídricas diárias.

Uma forma muito prática de verificar se está a beber a quantidade de água de que precisa, é conferir a cor da urina. Se a urina estiver muito escura ou com um odor muito intenso, isso pode ser sinal de que deve beber mais água.

6 dicas para beber água durante o dia

Para si, beber água é um verdadeiro sacrifício? Tenta, tenta, tenta… E não consegue incluir a dose diária na rotina? Então, estas dicas são mesmo para si. Tome nota e adote já as nossas sugestões no seu dia a dia. Mantenha-se hidratado com a ajuda das nossas estratégias!

1. Aposte em infusões

É a falta de sabor da água o que mais o desagrada? Então, o segredo está em preparar infusões. Hoje em dia até já há garrafas específicas com infusores, que lhe permitem preparar infusões com os sabores que mais gosta.

Água com limão, água com gengibre, água com frutos vermelhos… Teste, experimente e decida qual a sua preferida. Depois, basta incluir estas delícias nas suas refeições do dia a dia.

Se não gosta de beber água, porque não lhe acha muita piada, vai ver que esta estratégia pode mesmo fazer imensa diferença.

2. Estabeleça os seus objetivos

Defina as suas metas e os seus objetivos e tente alcançá-los. Por exemplo: “Antes do almoço,  já tenho de ter bebido 1 litro de água.” ou “Até ir embora do escritório tenho de beber toda a minha garrafa de 1,5 l.”

Incentivos visuais ou auditivos podem ajudar imenso a quem não gosta ou se esquece de beber água durante o dia. Escreva alguns post-its, crie marcações na sua garrafa com as horas de beber água, instale uma aplicação para o efeito ou defina um alarme no telemóvel ou no computador.

3. Desafie os colegas

Por que não criar uma espécie de competição saudável entre os colegas de trabalho? Defina objetivos para beber água e crie prémios para quem os cumprir. Por exemplo, quem alcançar as metas mais vezes na semana tem os cafés pagos pelos colegas. Desta forma, beber água pode ser uma tarefa bem mais descontraída e divertida.

Copo de água com gás

4. Aposte numa garrafa de água especial

Se é daqueles que come – e bebe – com os “olhos”, vai gostar de ter uma garrafa especial. Escolha uma que “encha as suas medidas”, seja de plástico, de vidro, grande ou pequena, colorida ou mais sóbria… Não importa. As opções são mais do que muitas e este pode ser aquele estímulo extra que procurava para ter mais vontade de beber água.

5. Experimente beber água fresca

Sim, é verdade. Para algumas pessoas, beber água fresca é bastante mais fácil do que a sua versão à temperatura natural. Faça esta experiência: lembre-se de colocar a sua garrafa de água no frigorífico e vá bebendo ao longo o dia. É bem possível que passe a observar que, assim, bebe mais água.

6. Coma alimentos ricos em água

Para quem não gosta de beber água, a dica fundamental é: ingira alimentos ricos em água. Sumo natural, frutas e legumes, sopas

Esta é uma excelente dica, mas não se esqueça que a ingestão desses alimentos não substitui, de todo, a ingestão de água. Assim, esta é uma ótima dica para seguir, desde que tenha a sua garrafinha de água como companheira todos os dias.

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7 razões para beber água em jejum

Talvez não saiba, mas quando a necessidade de beber água não é suprimida, podem começar a surgir consequências bastante nocivas para a sua saúde, tanto a curto, como a longo prazo.

Desde enxaquecas a hipertensão, passando por artrite reumatoide e obesidade, os resultados da falta de água podem ser assustadores. Assim, beber água em jejum é “meio caminho andado” para garantir que o seu consumo deste bem essencial é adequado.

1. Melhora o metabolismo

A ingestão de água com o estômago ainda vazio pode aumentar a sua taxa metabólica em cerca de 24%. Isto significa que um ou dois copos de água logo pela manhã podem mesmo ajudá-lo na sua dieta. Por exemplo, os alimentos são digeridos de forma mais rápida e apropriada.

Importa também referir que beber água ao acordar é uma ajuda no que se refere à limpeza do cólon, o que facilita a dissolução e a absorção de nutrientes ao longo do dia.

2. Facilita a digestão

Pode parecer-lhe estranho, mas o consumo de água ainda com o estômago vazio potencia a produção de diversas enzimas que atuam nas mais variadas reações químicas que ocorrem no organismo, especialmente durante a digestão. Resultado? O processo digestivo é facilitado, o que se reflete no seu bem-estar.

Por outro lado, beber água em jejum promove a saciedade, o que significa que a tendência para comer mais do que o necessário será contrariada.

3. Previne problemas renais

A relação entre a ingestão de água e o correto funcionamento dos rins e da bexiga parece óbvia, mas talvez não saiba até que ponto chega. Beber água pela manhã é uma grande ajuda na prevenção de cálculos renais e infeções na bexiga provocadas por diversas toxinas. Por outro lado, também os ácidos que formam as pedras nos rins são diluídos e eliminados.

redução tarifas da água

4. Elimina toxinas e ajuda a produzir células

De certeza que já ouviu falar nas maravilhas do detox. E se lhe dissermos que a água pode fazer milagres no que se refere a eliminar toxinas do corpo? A verdade é que beber água ao acordar vai ajudar a limpar o seu corpo e a deixá-lo livre de elementos tóxicos. E se quiser potenciar este efeito, pode acrescentar umas gotas de limão ao copo de água.

Como se não bastasse, fique a saber que ao adotar este hábito diariamente, estará também a estimular a produção de células sanguíneas e musculares.

5. Ajuda a ter uma pele saudável

Se quer fugir de problemas como rugas, manchas, acne, poros dilatados, estrias e celulite, fique a saber que a desidratação é a sua maior inimiga. Acontece que beber água, especialmente pela manhã, contribui para a saúde da pele, estimulando a sua elasticidade, tonicidade, limpeza e o seu equilíbrio na generalidade. Conclusão? Beba água ao acordar e diga adeus às imperfeições.

6. Melhora o aspeto do cabelo

Se pensa que a pele é a única a sofrer com a falta de água, está enganado. A desidratação pode ter efeitos prejudiciais para a saúde do cabelo, afetando o crescimento, o brilho, a força e, até mesmo, a hidratação.

7. Fortalece o sistema imunitário

Beber água logo ao acordar é uma ótima prática, no que se refere ao fortalecimento do sistema imunitário e, consequentemente, à proteção do organismo em relação a diversas doenças. A ingestão de água ajuda na limpeza do sistema linfático, promovendo o seu equilíbrio.

Na realidade, todos os órgãos vitais são beneficiados pelo consumo de água, ficando mais protegidos e funcionando melhor.

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Beber água às refeições: antes, durante ou depois?

Um dos mitos sobre hidratação é que não se deve beber água às refeições porque, supostamente, engorda. Contudo, esta teoria não tem grande fundamento. Até porque a água, sendo desprovida de calorias, não engorda.

Uma das explicações por trás desta teoria prende-se com o facto de, quando bebemos água às refeições, podermos ter uma sensação de estômago mais proeminente. Isto acontece. porque ingerir água juntamente com a comida pode ajudar a dilatar o estômago.

No entanto, desde que não ultrapasse a quantidade de água recomendada por dia a qual, de acordo com a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), é de 2,5 litros de água por dia, não existe qualquer problema em relação à altura do dia em que decide ingerir água.

Para que não se sinta indisposto, há medidas de referência que pode seguir:

  • Antes das refeições: beber 2 copos de água, 30 minutos antes da refeição.
  • Durante as refeições: 200/300 ml de água.
  • Depois das refeições: beber água (que não esteja fria) uma hora após as refeições.
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