Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
15 Jan, 2020 - 12:35

Serão as águas alcalinas melhores? Fique a perceber

Teresa Campos

As águas alcalinas são uma simples tendência ou são mais do que isso? Serão muito mais saudáveis? Fique a perceber melhor.

analisar o pH da água

Beber água é bom para a saúde. Fundamental para o bem-estar do organismo. Isso já todos sabemos. Mas será que beber águas alcalinas faz melhor? É essa a questão que muito se tem colocado e debatido, nos últimos tempos.

As águas alcalinas são menos ácidas e são ricas em compostos alcalinizantes, como cálcio, sílica, potássio, magnésio e bicarbonato. Mas será que isso as torna mais saudáveis do que as outras águas? É isso que vamos tentar descobrir.

Águas alcalinas: saiba o que as distingue das outras águas

Assim como as dietas alcalinas, as águas alcalinas são uma tendência alimentar, defendida por uns, mas questionada por muitos outros. Alguns estudos defendem que estas águas podem mesmo ajudar a equilibrar a acidez corporal, enquanto outras pesquisas consideram esta apenas mais uma moda.

Se tivermos como modelo a água da torneira, por exemplo, podemos assumir que ela tem um pH próximo de 7. Ora, as águas alcalinas vão ter um pH superior a 7. Se considerarmos que o nosso organismo tem um pH ácido, então as águas alcalinas vão criar um equilíbrio no nosso corpo.

benefícios de beber águas alcalinas

Argumentos contra

Os argumentos contra esta teoria defendem que cada sistema de órgãos possui um intervalo de pH único e que o nosso organismo é capaz de, natural e autonomamente, equilibrar todos esses níveis.

Assim, alguns especialistas defendem que se o pH do seu corpo não está equilibrado, então é importante perceber porquê e identificar a causa e não tentar resolver essa circunstância de uma outra forma.

Outro aspeto focado pelos investigadores é que o nível de pH é, apenas, um dos muitos fatores a ter em consideração na escolha de uma água. Por isso, não convém sobrevalorizá-lo.

Finalmente, a alcalinidade pode nem sempre ser uma vantagem. Por exemplo, quem sofre de problemas renais pode acumular no corpo alguns minerais destas águas, o que não é algo benéfico.

Benefícios atribuídos

Com argumentos contra e a favor, há alguns benefícios que são associados a estas águas.

  • Melhora a saúde intestinal: A água ionizada ajuda a reduzir a oxidação (é antioxidante), tendo propriedades desinfetantes que ajudam a proteger dos microrganismos perigosos.
  • Evita a glicação, o Alzheimer e a diabetes: Estas águas também reduzem os danos no fígado e os níveis de glicação, os quais aumentam o risco de Alzheimer e diabetes.
  • Atletas e desportistas: A prática desportiva tende a aumentar a acidez muscular e a fadiga, uma vez que o exercício intenso estimula a produção de mais iões de hidrogénio. Assim, beber água alcalina pode tornar o organismo mais resistente e equilibrar os seus níveis de pH, melhorando assim o seu desempenho. Para os praticantes de exercício físico intenso, as águas alcalinas podem substituir ou complementar os suplementos minerais (cálcio, magnésio, potássio) que, por vezes, são tomados para diminuir o stress cardiorrespiratório e as respostas do lactato no sangue.
Alimentos alcalinos: quais são e que benefícios nos trazem
Veja também Alimentos alcalinos: quais são e que benefícios nos trazem

Como saber se uma água é alcalina?

Se quer experimentar as águas alcalinas e passar a incluí-las na sua dieta diária, então deve estar particularmente atento aos rótulos das embalagens. Aí, conseguirá verificar os níveis de pH e perceber se se trata de uma água ácida ou alcalina.

comprar águas alcalinas

Assim, neste momento, no mercado pode encontrar, entre outras, as seguintes águas alcalinas:

  • Evian (pH 7.2)
  • Carvalhelhos (pH 7.79)
  • Vimeiro Original (pH 7,34)
  • Castello (pH 7.3)
  • Monchique (pH 9.5)

Em resumo

Será que as águas alcalinas fazem mal? Certamente que não. Se fazem bem ou melhor do que todas as outras? A investigação ainda não consegue responder a esta questão com toda a segurança.

Portanto, a sugestão é que, sobretudo, consuma água diariamente, pois tal é essencial para o corpo. Para muitos, a melhor água ainda é mesmo aquela que sai diretamente da torneira, desde que seja tratada.

Veja também