Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
19 Jun, 2020 - 11:32

Água com gás: mitos e verdades de uma bebida centenária

Ekonomista

A água com gás faz mal? Venha conhecer mitos e verdades sobre os benefícios para a saúde de uma bebida centenária e de sabor bem refrescante.

Copo de água com gás

A água com gás faz mal? Não. Na verdade, pode até trazer benefícios para a saúde, desde que respeite alguns cuidados essenciais.

Trata-se de uma bebida gaseificada naturalmente, sendo que o dióxido de carbono sob pressão é dissolvido, num processo conhecido como carbonatação. É esta característica que a torna efervescente.

A história das bebidas carbonatadas começa com bebidas alcoólicas como o vinho, a cerveja e o champanhe, que sofriam o processo de carbonatação através da fermentação.

No século XVIII produziu-se comercialmente a primeira água com gás, tendo J. J. Schweppe, originário da Suíça, sido um dos pais desta bebida. Acabou por fundar a empresa Schweppes, que ainda hoje existe e é uma das marcas de referência do seu ramo.

Assim, venha conhecer os benefícios desta bebida para a saúde, bem como os mitos que se criaram à sua volta sobre potenciais malefícios.

água com gás faz mal? Não e até pode beneficiar a saúde

Garrafa de água com gás

1. Promove a hidratação

A água com gás é tão eficaz a hidratar o corpo como a água normal. A água é um nutriente essencial para manter o corpo hidratado e possibilitar que os outros nutrientes se movam por todo o organismo.

A quantidade de água que se deve ingerir diariamente depende da idade, sexo, dieta, atividade, tempo e condições de saúde. Adicionar água com gás à rotina diária de ingestão de líquidos pode ajudar a manter uma boa hidratação do organismo.

2. Melhora a digestão

A água com gás é muito popular por ser uma solução para quando se está com indigestão ou dores de estômago e alguns especialistas defendem que beber um copo de água com gás depois de comer ajuda. No entanto, lembre-se que a água com gás não é nenhuma bebida milagrosa, nem resolve qualquer problema de digestão. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é o primeiro passo para não ter grandes problemas digestivos.

3. Combate a prisão de ventre

A água com gás pode ajudar a evitar e a tratar a prisão de ventre. Quando sofre deste problema, o ideal é ingerir alimentos ricos em fibra. Mas é igualmente importante consumir muitos líquidos. Deste modo, este tipo de água ajuda a fibra a funcionar de forma mais eficaz nos intestinos, ajudando a que as fezes fiquem normais.

4. Baixa a tensão arterial

Esta bebida ajuda a baixar a tensão arterial porque contém magnésio e algumas marcas de água são mais ricas em magnésio do que outras. também, a água com gás contém mais magnésio e cálcio do que a água normal.

Desmistificar atributos da água com gás

  • Não retira cálcio dos ossos;
  • A água com gás hidrata;
  • Não faz mal aos dentes.
analisar o pH da água
Não perca Serão as águas alcalinas melhores? Fique a perceber

Recomendações para o consumo

1. Pessoas que sofram da síndrome do intestino/cólon irritável não devem consumir esta bebida, pois a carbonatação vai agravar a condição.

2. Ao comprar a bebida, deve ler o rótulo com atenção para não se estar a comprar uma água com demasiado açúcar e outros aditivos.

3. Águas com sabores devem ser evitadas, especialmente se for de limão, porque torna a bebida demasiado ácida.

4. Deve ser bebida às refeições e as que tenham sabores devem ser bebidas nos intervalos das refeições.

5. É uma excelente alternativa aos refrigerantes por não conter açúcares e é uma boa opção para refrescar e hidratar.

Veja também