Helena Peixoto
Helena Peixoto
17 Nov, 2016 - 10:06

6 alimentos ricos em cálcio (e não são laticínios)

Helena Peixoto

Confira a nossa lista de alimentos ricos em cálcio e comece uma vida mais saudável.

6 alimentos ricos em cálcio (e não são laticínios)
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Sabia que o cálcio é vital para o ser humano? Constituindo cerca de 2% do peso total corporal, o cálcio está maioritariamente alojado nos dentes e ossos, mas 1% está alojado no sangue!

Por tudo isto, o cálcio é responsável pela formação óssea e dentária, mas atua também na coagulação do sangue.

Estima-se que a dose diária recomendada de cálcio por pessoa seja entre 1.000 a 1.300mg. Quando existe falta deste mineral, podem surgir graves consequências como a osteoporose, raquitismo e osteomalacia.

Conheça a lista dos alimentos ricos em cálcio que o ajudam a combater estes eventuais problemas e permitem que tenha uns dentes e ossos saudáveis.

 


6 alimentos ricos em cálcio para incluir na alimentação


Bróculos

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Em cada 100gr de bróculos, 400mg são de cálcio, mas só se for consumido cru!  No entanto, não é muito recomendado que se ingira este alimento cru, aconselhando-se a que o mesmo seja cozido ao vapor. Apesar de perder cerca de 25% da quantidade de cálcio, mesmo assim, ele ainda está na lista dos alimentos ricos em cálcio.

Além deste mineral, os bróculos são muito ricos em vitaminas que o vão deixar com uma sensação de vitalidade.

Aveia

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Sabia que uma porção de 100 g de aveia tem 392 mg de cálcio? Opte por fazer um pequeno almoço com este cereal que entra na tabela dos alimentos ricos em cálcio.

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Misturado com iogurte, com leite ou mesmo em papas, a aveia é um excelente aliado na manutenção dos ossos saudáveis e da retenção de cálcio no organismo.

Sardinha

A sardinha, à semelhança dos peixes de água fria, além de oferecer 500mg de cálcio por cada 100gr, é uma excelente fonte de gordura ómega 3, que traz inúmeros benefícios para o coração.

Opte por cozinhar este peixe no grelhador ou no forno e aproveite o duplo benefício: um excelente sabor e muitos benefícios para a saúde!



Soja

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Com 90mg de cálcio por cada 100gr de alimento, a soja entra para a lista dos alimentos ricos em cálcio.

Extremamente versátil na cozinha, a soja é um dos elementos preferidos dos vegetarianos, mas pode também ser conjugado com um prato de peixe ou de carne.

Laranja

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Nem só de vitamina C é constituída a laranja! Pois é, com 35mg de cálcio em 100g de alimento, a laranja tem um lugar no pódio dos alimentos ricos em cálcio.

Consuma este alimento diariamente, sobretudo no início do dia para evitar dificuldades de digestão. .

Salsa

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Este nosso amigo dos temperos é também um grande aliado no que se refere à fixação de cálcio. Com 35mg de cálcio em 100g, a salsa é muito versátil e pode ser utilizada na sopa, para temperos ou até mesmo para molhos. Use e abuse desta erva aromática.

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