Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Pinto
Ana Pinto
21 Fev, 2017 - 10:26

O ABC da hidratação

Ana Pinto

Uma boa hidratação é meio caminho andado para uma pele perfeita!

O ABC da hidratação

Por vezes, confunde-se desidratação com pele seca, mas há várias diferenças entre elas… Na pele seca há défice de produção de sebo (o óleo que protege a nossa pele) e ela mantém as mesmas características – descamação, sensação de repuxar – desde sempre.

A desidratação é um estado definido por falta de água no estrato córneo, o mais superficial da nossa pele, que normalmente ocorre de forma pontual.

Em ambos os casos, a nossa pele pode apresentar uma maior sensibilidade, irritação, descamação e até mesmo linhas finas.

Principais causas de desidratação

Envelhecimento cutâneo

A atividade das glândulas sebáceas tende a diminuir ao longo dos anos e, por conseguinte, os níveis de hidratantes naturais produzidos pela própria pele também. Desta forma, a nossa pele irá desidratar com muito mais facilidade.

Hábitos

placeholder-1x1

O consumo de ácidos gordos como o ómega 3 são essenciais para que a nossa pele possa produzir a sua própria fonte de hidratação por isso é muito importante incluí-los na nossa dieta. O salmão, a chia, o bacalhau e o atum são fontes de ômega 3. Por outro lado, o consumo de água continua a ser muito importante! Ingerir 2 litros por dia, no mínimo, é o ideal.

Meio ambiente

A exposição solar em excesso, o ar condicionado e os ventos frios também contribuem para a desidratação cutânea.

Se já compreendeu bem as causas, então pode passar para os vários tratamentos disponíveis. Para ajudar a hidratar melhor a sua pele, siga as estas indicações:

  • No momento de desmaquilhar, opte por um óleo, manteiga ou um bifásico. O óleo de coco e o óleo de amêndoas doces são boas alternativas naturais.
  • Depois da limpeza, escolha um bom sérum hidratante ou um óleo de rosto. Recomendo o Bi-Serum Intensif “Anti-Soif” da Clarins ou o Overnight primer oil da Gosh.
placeholder-1x1
  • Opte por um creme com glicerina, ácido hialurónico, ceramidas ou alantoína. Em caso extremo, hidrate com pantenol (bepanthene). São ingredientes muito hidratantes e com eficácia já comprovada.
  • Faça uma máscara hidratante 2 ou 3 vezes por semana. Recomendo a Hydra zen da Lâncome. Também pode fazer a sua própria máscara hidratante, adicionando 1 dose de mel a outra de abacate. Misture bem estes 2 ingredientes até ter uma massa homogénea. Depois, é só aplicar diretamente na pele.
placeholder-1x1
  • Como base, prefira as mais hidratantes, com baixa a média cobertura e de acabamento luminoso já que as outras acabam por secar mais a pele.

Veja também: