Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Miguel Pinto
Miguel Pinto
07 Jul, 2020 - 14:31

Sumos detox: uma opção saudável, nunca um milagre

Miguel Pinto

Tal como o nome indica, os sumos detox são usados para desintoxicar o organismo. Experimente três receitas simples e rápidas e confira os cuidados a ter.

Preparação de sumos detox

Ponto prévio: os sumos detox não são nenhuma receita milagrosa que vai num ápice ajudar quem quer que seja a perder peso ou a melhorar o seu estado de saúde de um dia para o outro.

Não há nada de mágico nestes sumos detox, apenas um contributo para que se sinta melhor e um auxiliar para os objetivos que definiu. No caso da perda de peso, por exemplo,sem uma alimentação equilibrada e a realização de exercício físico, não há sumo que lhe valha.

Posto isto, trazemos-lhe aqui três receitas de sumos detox que vão ajudar a limpar o organismo e a mandar para longe as toxinas. Assim sendo, experimente as nossas sugestões de combinações para afastar as impurezas de dizer adeus às substâncias prejudiciais ao nosso corpo.

Sumos detox: o que fazem?

Os sumos detox podem ser saborosos e verdadeiras fontes de saúde e os benefícios para o nosso corpo são bem evidentes. Estas bebidas ajudam a limpar o nosso corpo de toxinas e de substâncias nocivas, melhorando o sistema imunitário e tornando-nos menos suscetível a doenças, infeções ou outros problemas de saúde.

Dica extra: na hora de preparar as suas receitas de sumos detox, deve ter em conta que quanto mais legumes tiver, mais poderosa a bebida se torna. Assim, fica já a saber que as frutas são bem vindas na sua composição, mas a preferência deve ser dada aos legumes, em especial aos de folha verde.

Estes sumos detox têm vários ingredientes – especialmente fruta – que lhes conferem alguma doçura, por isso, e para que o efeito seja mais eficaz, evite adicionar qualquer outro tipo de açúcar ou adoçante.

Mulher a beber sumos detox

3 receitas de sumos detox cheios de sabor e cor

Sumo detox de maçã e cenoura

Para este sumo, vai precisar de uma cenoura, uma maçã, meio pepino, uma colher de sopa de chia,uma folha de couve, hortelã e, claro está, água. Para preparar, descasque a cenoura, retire os caroços à maçã e retire metade da casca ao pepino.

Junte todos os ingredientes num robô de cozinha ou liquidificador e triture tudo até obter um sumo homogéneo. Se necessário, pode coar o sumo.

Este é daqueles sumos detox para beber de imediato.

Sumo detox energético

Nesta receita, os ingredientes são simples: quatro cenouras, uma maçã, sumo de 1 limão, duas laranjas, um pedaço de gengibre e uma folha de couve. Descasque as cenouras e as laranjas, lave a maçã e retire os caroços.

Junte todos os ingredientes num liquidificador ou robô de cozinha e triture tudo até obter um sumo homogéneo. Também estes sumos detox devem ser bebido de imediato.

Sumo detox com gengibre e couve

Finalmente, um sumo detox bastante poderoso. Leva uma folha de couve, dois pedaços de bróculos, um pedaço de gengibre, um limão, uma colher de sopa de sementes de sésamo e canela em pó. É só descascar o limão e juntar todos os ingredientes num robô de cozinha ou num liquidificador. depois, triture até obter um sumo homogéneo e beba de imediato.

receitas com brócolos
Não perca Receitas com brócolos: comer legumes nunca foi tão bom

sumos detox: cuidados a observar

Como atrás dissemos, optar por uma dieta com sumos detox não deve ser algo feito de ânimo leve, e muito menos sem o necessário acompanhamento profissional. A questão é que grande parte destas dietas deixam de parte os alimentos sólidos durante um ou mais dias e isso pode ter consequências negativas.

Assim sendo, deve sempre consultar um nutricionista especializado no intuito de saber quais os alimentos que deve incluir na sua dieta para alcançar os resultados esperados. Por isso, não opte nunca por soluções mais ou menos radicais que poderão ter consequências severas sobre a sua saúde. Aproveite o que de melhor os sumos detox lhe podem dar, mas com acompanhamento.

Veja também