As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

5 alimentos para levar para a praia

Verão é sinónimo de praia, e para esses dias nada melhor do que um lanche saudável. Saiba quais os alimentos que deve levar para a praia.

5 alimentos para levar para a praia
Escolha bem a sua marmita

O verão chegou e com eles os dias de praia. Com os termómetros a subirem, as temperaturas convidam a mergulhos e banhos de sol, e são muitas as pessoas que preparam o lanche para levarem consigo e tirarem partido do bom tempo. Mas nem tudo é bom.

Em muitos casos esta planificação é propícia a exageros e muitos erros alimentares. Para evitar que isso aconteça decidimos fazer uma pequena lista com alguns alimentos para levar para a praia. Opções muito saudáveis e nutritivas que o vão ajudar a saciar a fome e a olhar pela sua saúde.
 

O que comer na praia: alimentos que pode e deve levar consigo

A praia, por mais prazerosa que possa ser, é muito propícia a erros. Há quem descure os cuidados com a pele e com a exposição solar e quem não tenha atenção à alimentação que faz.

Uma “vistoria” rápida as geleiras e sacos dos veraneantes e o mais provável é encontrar lanches que são tudo menos saudáveis. Dos doces aos salgados como batatas fritas, passando pelos alimentos pré-cozinhados ou refrigerantes, serão muitos os que fazem as piores escolhas.  

Mas isso pode mudar, fazendo boas escolhas e levando consigo os alimentos certos. E pode começar já por preparar a lancheira com estes alimentos, muito saudáveis e nutritivos, para levar para a praia. Eis o que pode (e deve) incluir:
 

Água

É presença obrigatória nos sacos e geleiras de qualquer veraneante. Com o aumento das temperaturas, aumenta também o suor e, consequentemente, a perda de água. A melhor forma de repor estas perdas é bebendo água. Se quiser pode levar alguns sumos, desde que sejam naturais e sem qualquer adição de açúcar.

 

Fruta

A fruta é uma das melhores coisas que pode levar consigo para a praia. Frescas e muito nutritivas, não só saciam a fome como ainda o mantêm hidratado ao longo do dia. Melão, meloa, melancia, maçã, morangos, pêssego, abacaxi ou ananás, ou ainda figos, ameixas ou cerejas, por exemplo, são boas opções.Todas são boas escolhas e todas são grandes fontes de vitaminas, fibras e água.  



Vegetais

Sim, isso mesmo. E até os pode comer crus. Cenoura, aipo, pimento ou pepino cortados em palitos, são um ótimo snack para levar para a praia.

 

Wraps ou sandes

São fáceis de fazer, pouco calóricos e muito versáteis. Pode recheá-los com qualquer coisa a gosto. Alface, tomate, pepino, cenoura, quinoa, fiambre, queijo, alface, pimentos, cebola, atum, delícias do mar, salmão fumado, frango... A escolha é sua.

 

Saladas

Quando se fala de alimentos para levar para a praia, obviamente não podíamos deixar as saladas de fora. Também aqui a escolha é vasta. Podem ainda ser guarnecidas com massa, arroz, legumes, fruta fresca ou frutos secos, por exemplo. Mas atenção: evite os molhos e opte por temperar as suas saladas com azeite, vinagre, especiarias ou sumo de limão.
 
Lembre-se: geleira para a praia não tem que ser pouco saudável. Como viu pelos exemplos que lhe deixámos, pode enchê-la com alimentos muito saudáveis e saborosos.

Veja também: