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11 alimentos para o cérebro que deve incluir na sua dieta

Saiba quais são os alimentos que ajudam a estimular o cérebro e pensar mais rápido e melhor.

11 alimentos para o cérebro que deve incluir na sua dieta
11 escolhas acertadas

Uma dieta equilibrada é a chave para o bem estar e isso não é segredo para ninguém. Mas há alimentos que nos podem ajudar mais do que outros, dependendo dos resultados que procuramos. Alguma vez se perguntou sobre quais são os melhores alimentos para o cérebro? Hoje apresentamos-lhe 11 alimentos que deve manter sempre na sua dieta, para que o seu cérebro seja estimulado e funcione da melhor forma.


11 alimentos para estimular o seu cérebro


MIRTILO

Este fruto vermelho é útil para nutrir todo o nosso organismo. Os seus benefícios ajudam a evitar ou a retardar doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer. Além disso, o miritilo, tal como os outros frutos vermelhos, é rico em antioxidantes.



FRUTOS SECOS

Os frutos secos são ricos em fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E. São os seus maiores aliados para manter uma boa saúde cardiovascular, ajudando a uma correta distribuição de sangue e oxigénio para todos os órgãos incluindo, obviamente, o cérebro.



ABACATE

Também com propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e deterioração precoce da nossa saúde, o abacate é rico em ómega 3, fundamental para proteger o cérebro do desgaste prematuro.



TOMATE

O tomate contém uma substância chamada licopeno que, graças às suas propriedades antioxidantes, é útil para a prevenção de muitas doenças, como vários tipos de cancro e avc's, sendo assim um dos alimentos para o cérebro essenciais. 



SEMENTES DE CHIA

As sementes de chia favorecem o funcionamento dos neurónios e melhoram a atividade cerebral. Esta é considerada como uma das maiores fontes de omega 3. Previne o envelhecimento dos tecidos, mantendo as suas funções por mais tempo.



AZEITE

Mais uma vez, os efeitos antioxidantes são o principal benefício deste alimento, estando assegurada a proteção para os tecidos. Por outro lado, o azeite é rico em gorduras saudáveis que ajudam a proteger o coração, melhorando a circulação sanguínea e ajudando a nutrir todas as células do corpo, para um melhor funcionamento das mesmas.



PEIXE

O peixe é uma fonte rica de fósforo, que ajuda a fortalecer o cérebro melhorando, especialmente, a memória. Consumir peixe periodicamente, sobretudo salmão, sardinha ou cavala, que são ricos em ómega 3, ajuda a proteger não só o cérebro mas também o coração.



CHÁ VERDE

Outro ótimo alimento para o cérebro e muito rico em antioxidantes, o chá verde ajuda também a prevenir doenças do coração. Além disso, ajuda a prevenir a perda de memória, evitando os danos causados pelo tempo e mantendo as nossas células protegidas.



CACAU

Quando consumido em moderação, o cacau pode ajudar na boa saúde do cérebro, uma vez que contém antioxidantes que evitam o envelhecimento prematuro do organismo, prevenindo, ao mesmo tempo, doenças do coração. É também rico em magnésio.



BRÓCULOS

Os bróculos contêm nutrientes que têm a capacidade de potencializar a memória e preservar a boa saúde do nosso cérebro. 



CAFÉ 

Para quem sofre de hipertensão, enxaquecas e palpitações, o café pode ter alguns inconvenientes. No entanto, aumenta a capacidade de concentração, deixa-nos mais alerta e contribui para diminuir o risco de sofrer de doenças neurológicas degenerativas, no futuro.

Estes 11 alimentos para o cérebro são essenciais para ajudar a manter e melhorar nossas funções cerebrais. Anote-os e não se esqueça de os incluir nas suas refeições diárias.

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