7 alimentos que afastam doenças

Precisa de uma ajuda para reforçar as imunidades? Conheça 7 alimentos que afastam doenças e tornam o inverno mais fácil de suportar.

7 alimentos que afastam doenças
Evite os medicamentos com estas dicas valiosas

Espirros, tosse, catarro, febre... Sintomas típicos de doenças que chegam com o tempo mais frio. Seja uma virose mais forte ou uma simples constipação, a verdade é que é difícil encontrar que não seja apanhado por estes males de inverno. Mas, acreditava se lhe disséssemos que existem alimentos que, de tão poderosos, afastam doenças? Comece a ingeri-los regularmente e comprove os resultados por si: a fatura da farmácia vai baixar e vai sentir-se melhor e com mais saúde.

Tome nota da nossa lista de ingredientes a incluir na sua receita de saúde - e na lista do supermercado.
 

7 alimentos que afastam doenças

 

Batata Doce



Se dantes, este legume era quase um desconhecido à mesa dos portugueses, hoje ele marca cada vez mais presença na dieta. A batata doce é a queridinha do universo fitness e uma excelente opção para, por exemplo, reforçar as sopas dos mais pequeninos. O sucesso deste super alimento é tão grande, que ele foi o eleito para encabeçar a nossa lista de delícias ricas em fibras

Rica em beta caroteno, que se transforma em vitamina A quando entra no nosso organismo, a batata doce ajuda ainda a reforçar o sistema imunitário. Consuma cozida, assada, frita ou em puré, e delicie-se!
 


Brócolos



Os brócolos são uma verdadeira explosão de vitaminas. Ricos em minerais e antioxidantes, e fonte natural das vitaminas A,C e E, este ingrediente verde é uma excelente escolha à mesa - e vai torná-lo mais resistente às doenças típicas do inverno.

Quer uma dica? Coma os brócolos, pelo menos, três vezes por semana. 
 


Cogumelos



Versáteis e saborosos, os diferentes tipos de cogumelos são alguns alimentos mais poderosos no combate às doenças. 

Contêm vitamina B, niacina e riboflavina, e ainda selénio, que ajuda a reforçar as imunidades e a afastar as possíveis gripes. 
 


Citrinos



Esta não é uma novidade para ninguém, mas achamos bem reforçar a informação: os citrinos afastam, mesmo, as doenças. Gripe? Constipação? Inclua uma dose extra destes poderosos alimentos e usufrua de uma fonte rica e natural de vitamina C. 

Sim, é verdade que existe vitamina C em comprimidos, efervescentes ou em pastilhas, mas porque tomá-la destas formas? Comer uma ou duas laranjas é muito mais saboroso. 

Dica: varie no consumo das frutas cítricas. Aposte também no limão, na toranja e na tangerina. 
 


Melancia



É certo que, por esta altura do ano, elas são mais difíceis de encontrar. Mas também é garantido que vale a pena procurar. Acredite: os seus poderosos antioxidantes vão reforçar o seu sistema imunitário de uma forma que não vai acreditar. Para além disso, elas hidratam mesmo a sério.

Curiosidade: sabe qual a parte mais rica em nutrientes? A parte clara, mais próxima à casca. Não a desperdice! 
 


Espinafres



Muito rico em vitamina C, com beta caroteno e quilos de antioxidantes, os espinafres são, sem dúvida, um “must have” da temporada! Para potencializar os seus efeitos, tente consumi-los crus, nos sumos verdes, por exemplo. 
 


Alho



Não gosta do hálito a alho? Pois há uma novidade que pode compensar em benefícios o consumo deste poderoso tempero. O alho é rico em alicina, que reforça o sistema imunitário e deixa-nos muito mais fortes e resistentes a possíveis viroses e doenças. 

Dica: para eliminar o desconforto e dar adeus ao hálito a alho, mastigue salsa ou manjericão após as refeições, ou beba um chá verde.

Veja mais: