14 apps para viciados em exercício físico

Perto ou longe do ginásio, estas apps para viciados em exercício físico vão ajudá-lo a manter a forma.

14 apps para viciados em exercício físico
Apps para se manter em forma

As apps para viciados em exercício físico ajudam a pessoa a manter-se em forma mesmo quando não está no ginásio, e são obrigatórias no smartphone de qualquer atleta.

Estas aplicações ajudam não só os viciados em exercício físico, mas também quem quer ficar tonificado para o verão, ou simplesmente ter um estilo de vida mais saudável.

As apps desta lista dão instruções passo a passo para exercícios, desde treino de força, crossfit, correryoga, etc. Fazer planos ajuda, mas estas aplicações são um excelente auxiliar para qualquer amante de exercício físico.

Apps para viciados em exercício físico manterem a forma

1. Map My Fitness

Esta aplicação tem mais de 600 atividades de fitness e sincroniza-se com vários dispositivos para dar aos utilizadores a melhor avaliação possível da sua performance. A app permite encontrar percursos para correr próximos da zona onde se encontra (e partilhar os percursos favoritos).

A Map My Fitness regista todos os dados referentes à atividade: ritmo dos passos, distância, calorias queimadas, etc. Através da comunidade, os utilizadores podem lançar e/ou responder a desafios relacionados com exercício físico. Um verdadeiro “must” para viciados. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

exercicio

2. Workout Trainer

Até os mais viciados gostam de receber instruções de como se exercitar. Esta aplicação disponibiliza milhares de exercícios com instruções passo a passo via áudio e vídeo. É a app indicada se estiver a tentar obter uns abdominais à Cristiano Ronaldo, ou apenas para preparar-se para uma maratona.

A Workout Trainer tem uma biblioteca que permite ao utilizador personalizar as suas próprias rotinas de treino e partilhá-las online, bem como aceder a rotinas de treino de outras pessoas da comunidade. É a app para viciados em exercício físico instalarem e usarem sempre. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

3. Nike+ Training Club

Esta aplicação tem exercícios elaborados por atletas profissionais e celebridades, ideal para quem gosta de ter este tipo de referência quando treina. Os exercícios são focados em força, resistência e mobilidade (com três níveis de dificuldade).

A app tem um assistente áudio, para que se concentre mais no exercício e menos no telemóvel. Pode adicionar manualmente outras atividades como basquetebol, ténis, ginásio, etc. A aplicação regista todos os dados e sincroniza-se com o Nike+ Run Club. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

4. Yoga Studio

As apps para viciados em exercício físico não só para quem corre ou vai ao ginásio. Esta aplicação tem uma base de dados com mais de 70 exercícios de yoga e aulas de meditação, relaxamento, equilíbrio (e combinação destes).

A app permite que filtre as suas preferências por duração e nível de capacidade de fazer os exercícios. Os utilizadores mais avançados podem criar as suas próprias aulas. A Yoga Studio pode ser ligada à televisão através do Chromecast, Apple TV ou AirPlay. Custa 3,99 dólares e está disponível para iOS e Android.

app yoga

5. Fitocracy

Esta é mesmo uma app para viciados em exercício físico (como o seu próprio nome indica). É uma rede social para estes viciados, usando um misto de gamificação e pressão dos outros elementos da comunidade para encorajar o utilizador a ter hábitos de exercícios físicos.

Os utilizadores podem desbloquear novas rotinas de exercício e depois registar a pontuação obtida, o que mais tarde é partilhado no feed. Os outros utilizadores podem comentar e partilhar. Toda esta informação pode ser publicada automaticamente no Twitter ou Facebook. A app é gratuita e está disponível para iOS e Android.

6. Instant Heart Rate

Manter o ritmo cardíaco sob controlo não é tarefa para corações sensíveis. Por isso, a AZUMIO criou uma aplicação que permite medir o seu desempenho e guardá-lo indefinidamente, assim como fazer testes de fitness que o ajudam a acompanhar a sua forma física. Pode encontrá-la para Android e para iOS.

7. Argus

Se não é fã de aparelhos nos pulsos, esta é a melhor opção. A Argus monitoriza os passos e as calorias e pode adicionar dados extra que queira analisar, incluindo atividade, sono e até comida. Usa ainda o GPS do seu smartphone para delinear um mapa com as suas rotas diárias. Disponível para para Android e para iOS.

8. Challenges by Nexercise

Não há nada como uma pequena competição entre amigos para lhe dar mais motivação. É isso mesmo que Challenges faz. Introduza a atividade, veja o seu ranking e ganhe pontos ao manter hábitos saudáveis. Na sua lista de atividades estão aeróbica, yoga, brincadeiras com animais e até tarefas domésticas. O melhor de tudo é que habilita-se a ganhar prémios reais. Disponível para Android e iOS.

apps de exercicio

9. Runtastic Six Pack Abs

A Runtasic Six Pack Abs guia-o durante um exercício de 10 semanas desenhado para esculpir a barriga. Contém uma variedade imensa de rotinas e avatares que ajudam no caso de dúvidas. Disponível para Android e iOS.

10. RunKeeper

É, talvez, uma das aplicações mais utilizadas e provavelmente já se cruzou com ela várias vezes nas redes sociais, quando um amigo decide divulgar o percurso que fez. Pode criar rotas de corrida, controlar a sua performance, criar planos de fitness e mostrar os resultados (a distância, o tempo e as calorias perdidas). Disponível para Android e iOS.

11. Zombies, Run!

Se precisa de uma grande motivação para se levantar do sofá e se só uma situação de risco o faz correr, uma perseguição de zombies é a desculpa ideal. Zombies, Run! simula uma corrida para se salvar (e salvar outros) de um ataque destas criaturas, ao mesmo tempo que controla a sua atividade. Existem 40 missões e a app deixa-o escolher a playlist e só a interrompe para o informar do seu progresso. Disponível para Android e iOS.

corrida

12. Fit Notes

Tal como o nome indica, esta aplicação gratuita permite registar tudo o que está envolvido na atividade física: séries, repetições, comentários aos exercícios e ao treino, peso, percentagem corporal, etc. Permite ainda temporizar os exercícios e analisar os treinos por séries, repetições máximas e séries, tudo organizado em gráficos. Disponível para Android.

13. My Fitness Pal

Pal, em inglês, significa companheiro. É mesmo isso que esta aplicação quer: estar sempre presente em todos os passos do seu exercício físico. Conta as calorias das refeições, regista a atividade física e ainda permite vangloriar-se dos seus feitos nas redes sociais (tem ligação direta ao Twitter e Facebook). Ainda oferece centenas de milhares de sugestões de receitas boas para quem não quer ingerir demasiadas calorias.
Disponível para iOS, Windows Phone e Android.

14. Adidas MiCoach

Só tem de escolher a modalidade e os seus objetivos e a aplicação ajuda-o a treinar e a otimizar as suas capacidades. A Adidas Micoach ainda permite sincronizar, partilhar e comparar os seus registos online. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.