Chá de alface: uma infusão rica em vitaminas e minerais

Talvez não seja dos ingredientes mais comuns para chá. Porém, os benefícios do chá de alface são vastos, assim como os motivos para o incluir na dieta.

Chá de alface: uma infusão rica em vitaminas e minerais
Deixe-se surpreender pelas potencialidades do chá de alface

Baixo em calorias, mas muito rico em proteínas, vitaminas e minerais, nomeadamente em cálcio, ferro e potássio. O chá de alface esconde ainda muitos outros benefícios, como ajudar a combater as insónias e a emagrecer. Convencido?

5 benefícios do chá de alface

1. Combate as insónias

insónia

Através da presença do componente lactucário, produto vegetal leitoso, segregado pelas folhas e caules de diversas plantas, a alface assume propriedades calmantes. Neste sentido, uma chávena de chá de alface ao deitar vai induzir o sono, e tornar as suas noites mais tranquilas.

2. Visão

visão

Ao ser um alimento rico em vitamina A, a alface acaba por ter como principais benefícios a manutenção da saúde da visão, como a proteção da córnea. Uma carência desta vitamina acaba por ter consequências ao nível da secura dos olhos, e causar possíveis lesões, como é o caso da cegueira noturna.

3. Emagrece

perder peso

Não é à toa que a alface faz parte de muitas dietas para emagrecer. Na verdade, 100 gramas de alface contém apenas 15 calorias. Quanto ao chá de alface são vários os motivos, entre os quais: a sensação de saciedade, poucas calorias, conciliado ainda com o seu efeito desintoxicante.

4. Prisão de ventre

prisão de ventre

O facto de ser rico em fibras e água torna o chá de alface adequado para combater a prisão de ventre. Deste modo, ao beber este chá está a contribuir para um intestino mais saudável. Por outro lado, são-lhe também reconhecidos fortes poderes digestivos, ao ajudar a neutralizar a acidez estomacal. Esta é uma das razões que leva a que a alface seja uma das primeiras verduras a ser incluída na dieta dos bebés.

5. Níveis de glicose

níveis de glicose

O chá de alface tem a capacidade de ajudar a uma libertação mais lenta da glicose, promovendo assim um fornecimento constante de açúcar no sangue. Por esta mesma razão, este é um chá adequado para a dieta dos diabéticos, conduzindo assim a um prolongamento da sensação de saciedade.

Como preparar chá de alface?

Para preparar o chá de alface, pode recorrer diretamente às folhas da alface fresca. Neste sentido, deve ter o cuidado de lavar bem as folhas.

Deste modo, para preparar o chá de alface, deve colocar 1 L de água a aquecer. Assim que levantar fervura, junte algumas folhas de alface, assim como os talos, onde se encontra a maior percentagem de lactucário. Deixe a infusão repousar durante aproximadamente 5 minutos, até este adquirir uma cor esverdeada. Coe e saboreie todas as propriedades deste chá, preferencialmente ainda morno.

Não são conhecidas contraindicações ao chá de alface, contudo, antes de incluir ou mesmo reforçar o consumo do chá de alface na sua rotina, deverá consultar previamente o seu médico.

Veja também: