AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como passar da candidatura à fase da entrevista?

Porque nem sempre é possível ter todas as qualificações que uma empresa procura, veja algumas dicas para garantir que consegue uma entrevista após enviar o seu curriculum.

Como passar da candidatura à fase da entrevista?
Tente diferenciar-se dos outros
  • Faça do anúncio o ponto de partida para uma pesquisa sobre o empregador ou a empresa

Se já viu todos os métodos que existem para procurar trabalho e a efetividade de cada um, agora é o momento de garantir que as candidaturas que envia vão abrir-lhe as portas para, pelo menos, uma entrevista onde vai poder demonstrar que é a pessoa certa.

Sabia que a maior parte das pessoas que procura emprego não obtém resultados porque desistem muito cedo? É provável que não consiga à primeira e que, no início, a sua taxa de sucesso seja baixa. No entanto, se dedicar o tempo necessário e seguir estas dicas, vai conseguir passar rapidamente da fase de candidaturas para a fase da entrevista.


1. Seja diferente

Em qualquer candidatura a uma oferta de emprego, deve tentar sempre destacar-se do resto de candidatos. Isto é especialmente importante se for um daqueles casos em que não possui todas as qualificações requeridas pelo empregador. Envie sempre emails personalizados onde menciona as suas competências, faça uma apresentação diferente do seu curriculum (em vídeo o no Prezi) e demonstre o que sabe sobre a empresa.


2. Procure referências

Por vezes, a melhor maneira de obter uma entrevista é através de uma referência. No processo de procura de emprego, dedique uma parte do seu tempo a fazer networking e se for recomendado por alguém dentro da empresa, isto vai aumentar as suas probabilidades de sucesso. 


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

3. Faça uma pesquisa prévia

Em lugar de responder automaticamente a qualquer anúncio que encontra, faça do anúncio o início de uma pesquisa sobre o empregador ou a empresa. Pode não ter as qualificações necessárias mas, poderá descobrir a pessoa responsável pelas decisões e saber como tornar as suas competências em mais-valias para a posição. 


4. Envolva um responsável de um cargo superior

Ninguém gosta de ser responsabilizado por uma má decisão e, por isso, as pessoas têm tendência a pensar e verificar tudo duas vezes quando sabem que estão a ser supervisionados. Aproveite este facto e, no email que enviar, indique que o responsável com o cargo superior está a receber uma cópia do mesmo. 


5. Seja um candidato passivo

No email que enviar, diga que teve conhecimento da oferta através de um parceiro ou colega de trabalho e, visto que neste momento não está à procura de emprego ativamente, gostaria de obter mais informação sobre a posição antes de se candidatar. Pode parecer estranho, mas por vezes o facto de não estar disponível pode aumentar as suas possibilidades de conseguir o emprego.


Veja também: