ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Elsa Santos
Elsa Santos
04 Ago, 2021 - 11:56

Currículos criativos: que importância e como fazer?

Elsa Santos

No mercado de trabalho é cada vez mais importante marcar pela diferença. Importa, por isso, estar a par de modelos de currículos criativos. Fique a par de alguns exemplos.

Currículos criativos

Os currículos criativos têm vindo a ganhar espaço e importância no mercado de trabalho. De um modo mais ou menos acentuado – dependendo da área profissional e/ou empresa – a criatividade e a inovação marcam a diferença e podem ajudá-lo a destacar-se entre muitos candidatos a uma vaga de emprego.

O modelo Europass há muito que deixou de ser o suficiente para dar inicio a uma carreira profissional, pelo menos, em áreas onde a inovação e a criatividade estão entre os requisitos exigidos aos candidatos.

Assim, num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, o primeiro contacto com o recrutador precisa de ser impactante. Assim, ganham especial destaque os currículos criativos, aqueles que unem um design apelativo a uma mensagem objetiva e original.

Deixamos-lhe algumas dicas e plataformas digitais – algumas gratuitas – onde não faltam modelos de currículos criativos entre os quais vai, com certeza, encontrar o ideal para o seu perfil e objetivos.

A IMPORTÂNCIA DOS CURRÍCULOS CRIATIVOS NO MERCADO ATUAL

Diariamente, são às dezenas os currículos que chegam às caixas de email de várias empresas. Porém, muitos desses currículos nunca chegam a ser lidos. E porquê?! Porque são “mais do mesmo”.

Considerando que é através dos meios digitais que acontece o primeiro contacto entre candidatos e empresas recrutadoras, os currículos criativos são aqueles que mais se destacam.

Recrutador a avaliar CVs

Por que deve apostar num CV criativo?

Entre as principais razões pelas quais deve apostar num CV criativo, destacam-se as seguintes:

  • É a primeira impressão que o empregador vai ter de si e é determinante para poder captar a a sua atenção;
  • Determina se tem um perfil profissional adequado às expectativas da empresa;
  • É um espelho da sua capacidade como profissional criativo.

Claro que falamos de trabalhos onde a capacidade de comunicar de forma inovadora e criativa é algo determinante. Mostrar esse perfil logo no seu “cartão de visita” faz todo o sentido, para além de poder marcar a diferença entre passar ou não à fase seguinte.

Segunda entrevista de emprego
Veja também Segunda entrevista de emprego: o que deve mesmo ter em conta

10 PLATAFORMAS DIGITAIS PARA CRIAR CURRÍCULOS CRIATIVOS

1

LinkedIn

Com mais de 400 milhões de utilizadores, o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Esta plataforma permite não só divulgar o seu percurso académico e profissional, mas também a criação de uma rede de contactos dentro das suas áreas profissionais de interesse, abrindo oportunidades de trabalho.

No seu perfil, pode partilhar todo o tipo de informações e conteúdos relevantes, incluindo CV e portefólio, assim como receber recomendações da sua rede de contactos.

2

Canva

Canva é uma das plataformas online que tem vindo a ganhar visibilidade, no que respeita à produção de conteúdos digitais, e também no que respeita à criação de currículos criativos. Aqui poderá encontrar dezenas de templates que pode, facilmente, personalizar.

Não precisa de ser pró em design para apresentar um CV visualmente apelativo.

3

Resume.com

Resume.com permite criar um currículo online, de um modo simples e intuitivo. A informação pode ser inserida diretamente na plataforma ou convertida em documento PDF, DOC, HTML, DOCX, RTF e TEXT. Nesta plataforma encontrará diferentes temas à escolha. Na versão gratuita pode partilhar o currículo na Internet, mas se pretender fazer o download do seu CV precisa de uma conta Premium.

4

Enhancv

Através do Enhancv cria facilmente um CV online. A informação pode ser importada do LinkedIn ou inserida diretamente na plataforma. A versão gratuita dispõe apenas de um template. Para ter acesso a mais opções e poder fazer download tem de criar uma conta Pro ou Student.

O Enhancv permite a partilha do CV online no Facebook, Twitter e LinkedIn.

5

Indústria Criativa

Indústria Criativa é uma plataforma portuguesa exclusivamente dedicada ao mercado criativo.

Além do CV pode, ainda, receber recomendações de elementos da sua rede de contactos presentes na plataforma. Também é possível mostrar o seu portefólio online, quer seja através de texto, imagem, vídeo ou áudio. A Indústria Criativa também divulga vagas de trabalho e cursos de formação.

modelos de Curriculum Vitae impressos
Veja também 9 modelos de Curriculum Vitae que deve conhecer
6

Weare.guru

weare.guru conta com uma equipa de gestores de conta, revendedores, redatores, programadores, profissionais de recrutamento e seleção de profissionais em funções de suporte que se concentram em ajudar a concretizar as ambições de quem quer construir bons currículos criativos. Permite descarregar todos os templates por valores relativamente acessíveis e personalizá-los à sua medida.

7

Vizualize.me

No Vizualize.me pode criar um currículo online de forma totalmente gratuita, com recurso a infografias dinâmicas e interativas com temas e estilos predefinidos, de forma simples e rápida. Os dados do perfil podem ser importados do LinkedIn ou inseridos na própria plataforma.

Permite ainda criar um URL personalizado para partilhar o currículo em diversos canais como Facebook, Twitter e LinkedIn. É também possível aceder a estatísticas básicas de visitas ao perfil.

8

CakeResume

Também gratuitamente, o CakeResume permite criar currículos criativos online em apenas 10 minutos, através de pequenos blocos com um design simples e atrativo. As informações são inseridas na própria plataforma que, além de texto, inclui imagens ou links para as redes sociais. Aqui, também pode ter um URL personalizado para partilhar o CV ou fazer o seu download para PDF. Para mais opções, tem a opção Premium.

6

Kinzaa

Com o Kinzaa pode construir um CV original de forma bastante simples. Para isso, basta preencher os dados solicitados nos campos específicos. Além das informações habituais, como experiência, educação ou competências, permite inserir um vídeo-currículo a partir do YouTube. No Kinzaa também é possível criar uma URL personalizada e partilhar o CV no Facebook, LinkedIn e Twitter.

10

Novoresume

No novoresume encontra várias exemplos de currículos criativos que o vão ajudar a marcar a diferença.

Dicas adicionais para o seu CV captar a atenção

Por melhor que pareça visualmente um CV, há ainda que garantir que a informação é apresentada da forma mais correta. Destacam-se alguns pormenores que não deve descuidar:

  • Seja breve, não ultrapasse as duas páginas;
  • Escreva na terceira pessoa;
  • Apresente o seu percurso académico e profissional por ordem cronológica, da experiência mais recente para a mais antiga;
  • Inclua competências técnicas e tecnológicas, de comunicação, soft skills;
  • Verifique se existe algum erro de Português, peça a alguém que leia.

Há áreas de trabalho muitas distintas onde são apreciados currículos “fora da caixa”. No entanto, os currículos criativos só devem ser usados quando adequados à vaga e empresa a que pretende candidatar-se.

Veja também