Catarina Reis
Catarina Reis
19 Nov, 2018 - 11:26
Curriculum Vitae criativos: exemplos de sites onde se inspirar

Curriculum Vitae criativos: exemplos de sites onde se inspirar

Catarina Reis

Neste artigo falamos de Curriculum Vitae criativos: exemplos de sites onde pode ir buscar inspiração e ideias para uma abordagem mais original às empresas.

O artigo continua após o anúncio

Como fazer Curriculum Vitae criativos – exemplos de documentos de apresentação profissional que irão demonstrar a sua originalidade e capacidade de inovação aos recrutadores.

Onde encontrar e como fazer curriculum vitae criativos: exemplos

Como seria expectável, a Internet está cheia de exemplos de currículos criativos, e de outros recursos e ferramentas que podem, no mínimo, trazer-lhe a inspiração necessária para construir um CV fora da caixa. Mas atenção: um CV criativo só deve ser usado se uma abordagem inovadora for adequada à empresa e à função a que está a candidatar-se!

Curriculum Vitae criativos: exemplos de CV que vão impressionar os recrutadores

Um Curriculum Vitae criativo é um currículo elaborado e apresentado de uma forma que o destaca face a todos os outros, seja no contexto do emprego a que a pessoa que o fez se candidata, seja no contexto da atividade profissional na qual a pessoa trabalha e/ou quer trabalhar, ou ainda no contexto de todo o mercado laboral em geral.

A consideração de um CV como “muito criativo” ou “pouco criativo” tem muito de subjetivo. Na verdade, tudo depende do contexto em que se insere a candidatura; senão veja: um CV considerado original no setor bancário pode ser tido como “aborrecido” se chegar à caixa de correio de uma agência de comunicação.

O que importa é definir em que aspetos do CV quer ser mais inovador: na forma, no conteúdo, na mensagem ou tom de voz com que escreve o documento, ou ainda no método de organização das informações. Há muitas formas de apresentar o mesmo percurso profissional e o dever do candidato é eleger a que melhor o representa!

cv exemplos

Qual a importância de um Curriculum Vitae criativo para a criar uma primeira impressão positiva?

Ao candidatar-se a um emprego, a primeira impressão que cria nos recrutadores é a mais forte e duradoura. Isto é válido em todas as fases do processo de recrutamento e seleção, do envio do CV às entrevistas de emprego.

E muitas vezes a primeira impressão é criada digitalmente, online, através de um site, por e-mail ou até mesmo através das redes sociais. Nestes casos é fulcral apostar em ter um site pessoal apelativo e de boa qualidade, que contenha informação relevante. Da mesma forma, é importante que o site, os perfis nas redes sociais e o portefólio digital sejam todos coerentes com o seu Curriculum Vitae. Por último, recomenda-se que o Curriculum Vitae seja, ele próprio, uma extensão da presença online do candidato, complementando informações e fornecendo dados mais concretos sobre a sua experiência. A sua marca pessoal irá sair reforçada deste processo.

Curriculum Vitae criativos: exemplos de situações em que não são bem vindos

Um Curriculum Vitae criativo será mais valorizado em determinadas áreas de atividade, ao passo que perante outras será visto como pouco profissional. É comummente considerado que é na área das indústrias criativas, nas artes e no design que este tipo de currículos é mais valorizado. E isso é compreensível, porque nesses casos os formatos dos Curriculum Vitae funcionam como uma extensão da própria obra ou visão do artista/criativo.

O artigo continua após o anúncio

Mesmo que tenha enviado o seu CV criativo para um setor de atividade que valoriza a criatividade, pode acontecer que não seja bem vindo por estar demasiado “fora da caixa”. Ser criativo é importante, mas não perca de vista a organização, nem o fim último do CV: conseguir garantir uma entrevista.

Weare.guru – Esta plataforma tem uma equipa de gestores de conta, revendedores, redatores, programadores, profissionais de recrutamento e seleção e profissionais em funções de suporte que se concentram em ajudar a concretizar as ambições de quem quer construir bons CV criativos. Nesta página podemos ver 17 exemplos! Como se não bastasse, é possível descarregar todos os templates referentes a cada um, por preços acessíveis (a rondar os 12 euros). Isto quer dizer que ao comprar um desses templates poderá personalizá-lo à sua medida.

  • Pinterest – basta pesquisar por “currículos criativos” para ter acesso a uma lista extensa de exemplos de documentos de apresentação profissional. Depois de encontrar alguns com os quais se identifique, poderá refinar a sua pesquisa. Então, em vez de pesquisar por um termo lato como “currículos criativos”, pesquise por exemplo por “currículo criativo arquitetura”. À medida que for gostando dos que encontra, vá selecionando um a um e clicando em “guardar”. Não será boa ideia copiar um dos modelos tal e qual como ele é, pois aumenta a possibilidade de já existirem outros também iguais. Inspire-se nos elementos de que mais gostou em cada um dos exemplos que viu, e com base nisso, faça um currículo que possa ver como “seu”.
  • Novorésumé – Aqui poderá encontrar uma lista de CV criativos, exemplos ótimos a seguir, pois são exemplares verdadeiramente icónicos da arte de fazer um currículo que saia fora da caixa.
  • Canva – o Canva é um ótimo recurso para se fazer um currículo criativo; bons exemplos não faltam, como neste artigo publicado pelo site, com nada mais nada menos do que cinquenta tipos de CV para a sua caixa de ferramentas de procura de emprego.
  • Como pode ver, são múltiplas as formas de se apresentar a potenciais empregadores. Decida como quer comunicar a sua marca pessoal e avance!

    Veja também:

    Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp