Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
09 Jul, 2019 - 09:49
segunda entrevista de emprego

7 dicas para a segunda entrevista de emprego

Catarina Milheiro

Foi selecionado para uma segunda entrevista de emprego? Provavelmente tem algumas dúvidas e nós temos algumas dicas que o vão ajudar a preparar-se.

O artigo continua após o anúncio

Se foi selecionado para uma segunda entrevista de emprego é natural que surjam algumas dúvidas sobre que tipo de questões podem ser colocadas por parte do recrutador.

Ainda assim, há que ter em conta que o facto de ter sido selecionado para a etapa seguinte do processo de recrutamento é algo positivo, indicando que poderá realmente corresponder ao perfil que a empresa procura. Logo, terá tido um bom desempenho no primeiro contacto com a empresa.

O mais comum é haver uma maior preparação para a primeira entrevista. Como tal, sendo chamado para uma segunda conversa, podem surgir dúvidas sobre como agir. Esteja pronto para qualquer tipo de situação ou questão.

Dicas para uma segunda entrevista de emprego de sucesso

Segunda entrevista de emprego a decorrer

Uma segunda entrevista de emprego significa uma oportunidade para os recrutadores terem uma conversa mais detalhada com cada um dos candidatos antes de tomarem a decisão final.

Se foi selecionado, é natural que se sinta ansioso e até um pouco angustiado, pois é comum que surjam diversas questões e que se idealizem os piores cenários.

No entanto, deve sempre pensar no impacto positivo que já criou na entrevista anterior e na boa impressão que deixou ao recrutador. Por isso, relaxe e confira todas as dicas que temos para si.

1. Demonstre o seu entusiasmo

O entusiasmo é algo capaz de promover uma conexão com o recrutador e boa energia. Por isso, não tenha medo de o mostrar ao longo da entrevista.

Converse com o recrutador de forma clara e exponha todos os pontos positivos que retirou da primeira fase para que ele perceba que está realmente interessado na vaga e em trabalhar na empresa. Mostre que está totalmente informado sobre o modelo de negócio e que conhece a cultura da empresa.

O artigo continua após o anúncio

Lembre-se de ir relaxado para que a ansiedade não o prejudique e verá que o recrutador irá perceber aquilo que o atraiu para a proposta de emprego.

2. Dê exemplos das suas habilidades técnicas

Leia novamente a descrição da proposta de emprego e pense nela como uma espécie de guia para que consiga corresponder àquilo que a empresa procura.

Pense bem no tipo de responsabilidades que a vaga exige e reflita sobre os pré-requisitos. A seguir, prepare-se para dar alguns exemplos práticos para provar ao recrutador que corresponde àquele perfil em específico.

Faça uma lista dos seus pontos fortes no que diz respeito às suas capacidades técnicas que possam estar relacionadas com a vaga em questão.

3. Fale abertamente sobre atitudes e comportamentos

Numa segunda fase de recrutamento é comum o surgimento de algumas questões comportamentais por parte do recrutador. Ou seja, se lhe forem colocadas questões sobre possíveis cenários de situações menos confortáveis (como o facto de trabalhar sob pressão ou ter de lidar com um cliente insatisfeito), esteja preparado para responder da forma correta e honesta.

Não tenha medo de dar respostas longas, mas lembre-se que o essencial é mostrar que está verdadeiramente apto para lidar com qualquer tipo de situação de forma pacífica e eficiente.

4. Prove que o seu perfil combina com a vaga

Não se esqueça que uma segunda entrevista de emprego funciona como uma nova oportunidade para provar que, tanto as suas habilidades, como o seu perfil, combinam com a vaga que a empresa oferece.

Faça um reflexão das suas experiências anteriores e se for oportuno, fale sobre elas. Por exemplo, se já trabalhou numa startup e teve oportunidade para desenvolver a sua capacidade de liderança, então deve expor isso ao recrutador.

O artigo continua após o anúncio

5. Responda a todas as perguntas de forma completa

Na primeira entrevista provavelmente não teve tempo, ou oportunidade, para responder totalmente a algumas questões colocadas pelo recrutador.

Além disso, se na entrevista anterior o recrutador mencionou algum ponto fraco no seu currículo, por exemplo, está na hora de aproveitar para o modificar e torná-lo um ponto forte.

Prepare-se para responder de uma forma completa a todas as questões que possam ser colocadas ao longo da entrevista e vai ver que terá sucesso.

6. Tenha cuidado com perguntas hipotéticas

“Se fosse um animal, qual seria?” – alguns recrutadores têm por hábito fazer este tipo de perguntas inesperadas e diferentes, com o objetivo de analisarem de que forma respondem os candidatos.

Porque é que deve ter cuidado com a forma como responde a perguntas hipotéticas? É através deste tipo de questões que os recrutadores testam a capacidade de resolução de problemas de cada candidato e, paralelamente, tentam perceber a personalidade de cada profissional.

7. Coloque todas as suas dúvidas

A segunda entrevista de emprego é também uma oportunidade para fazer as questões que não fez da primeira vez.

À medida que se vai informando sobre a cultura da empresa, é normal que surjam algumas dúvidas sobre os funcionários ou o trabalho em si. Aponte tudo num papel enquanto se prepara para a entrevista e no momento certo coloque todas as suas dúvidas.

Se tem dúvidas em relação ao salário, deve esperar até que o recrutador aborde o assunto. No entanto, é aconselhável que faça sempre uma pesquisa sobre as remunerações de profissionais com experiências e habilidades próximas às suas para que esteja devidamente preparado para mostrar o seu valor.

O artigo continua após o anúncio
Veja também