5 sinais de crianças que sofrem de intolerância alimentar

Quer saber se está diante de uma reação alérgica ou se as crianças sofrem de intolerância alimentar? Este artigo vai ajudar a decifrar os sinais.

5 sinais de crianças que sofrem de intolerância alimentar
Esteja atento aos sinais e procure ajuda especializada

Em algum momento da sua vida, é certo que já reagiu de forma negativa à ingestão de alguns alimentos. Ainda assim, poderemos não estar perante um caso de intolerância alimentar. Mais à frente vamos explicar este conceito e mostrar no que ele difere da alergia alimentar.

Sendo estas reações bastante comuns, é preciso estar atento aos sinais de alerta, que podem indicar complicações mais sérias. Quando o assunto é sensibilidade à alimentação, conhecer o problema é essencial – principalmente se estiver a falar dos seus filhos. Se tem dúvidas sobre o tema, fique atento a este artigo.

Saiba quais são os sinais mais comuns e que podem ajudá-lo a perceber se as crianças sofrem de intolerância alimentar.

Alergia ou intolerância alimentar?

A resposta a esta questão reside na reação do corpo. Se tiver uma alergia, todo o organismo reage (nomeadamente o sistema imunológico); enquanto que no caso de uma intolerância alimentar, por norma, os efeitos sentem-se principalmente no sistema digestivo.

5 sinais de crianças que sofrem de intolerância alimentar

1. Vómitos

Esteja atento aos padrões – se o seu filho sente náuseas ou acaba por vomitar sempre que ingere algum tipo de alimentos (ovos ou produtos lácteos), o melhor é falar com o Pediatra. Os especialistas aconselham, ainda, que os pais tomem nota da frequência com que estes episódios acontecem para que o médico posso atuar preventivamente o mais depressa possível.

2. Dores de cabeça

Não é, de facto, um dos sintomas comuns das intolerâncias alimentares. Ainda assim, alguns especialistas garantem que alguns alimentos podem potenciar as dores de cabeça nos mais novos. Se notar algum padrão entre o consumo de determinado alimento e o início das dores de cabeça, o melhor é procurar a ajuda do Pediatra para que seja feito o despiste a qualquer outra doença.

3. Ataques de asma

asma-crianca

É uma reação pouco conhecida mas pode ser mais um sinal de que as crianças sofrem de intolerância alimentar. De acordo com os especialistas, os ataques de asma podem ocorrer em situações de intolerância aos sulfitos, um produto químico que faz parte da composição de diversos alimentos processados, como é o caso das batatas fritas, bolachas e até alguns bolos.

Se o seu filho começa a sentir-se tonto, a tossir com bastante frequência e a registar dificuldade em respirar depois de ingerir sempre o mesmo snack, confira a lista de ingredientes do produto. Nestes casos, os especialistas aconselham os pais a procurarem a ajuda do Pediatra porque os ataques de asma podem colocar em risco a vida das crianças.

4. Diarreia

Dores de estômago e diarreia devem deixá-lo sempre alerta. Estes sintomas são muito comuns na intolerância à lactose. Assim sendo, eliminar produtos que tenham por base a proteína do leite ajudam a prevenir a diarreia e as dores de estômago.

5. Problemas de comportamento

Sad looking boy with fighting parents behind him

As crianças que sofrem de intolerância alimentar a alguns tipos de corantes alimentares podem mudar drasticamente de atitude. Esteja atento: se reparar em mudanças de humor assim que são ingeridos alguns produtos que usem agentes de coloração, pode estar perante um caso de intolerância alimentar. Nesses casos, a substituição desses alimentos ajuda a eliminar essas reações e a controlar o humor do seu filho.

Veja também: