5 razões para deixar o emprego e abrir um negócio

Deixar o emprego e abrir um negócio pode ser arriscado mas é possível. Queremos ajudá-lo a pensar nos motivos para o fazer e nas consequências.

5 razões para deixar o emprego e abrir um negócio
É um sonho ao alcance de qualquer um.

Já ouviu dizer que nada é impossível? Deixar o emprego e abrir um negócio faz parte desse grande lema! Contudo, deve ser uma situação bem ponderada. É necessário pensar nos motivos que o possam levar a tomar essa decisão e pensar, ainda mais, na forma como pode entrar no mundo do empreendedorismo. A vida é demasiado curta para perdermos tempo a fazer o que não gostamos!


5 motivos para deixar o emprego e abrir um negócio


Podem existir mil e um motivos que o façam odiar o trabalho que tem neste momento e que o deixam a sonhar com a criação da sua empresa. Nós enumeramos cinco motivos para deixar o emprego e abrir um negócio, se consegue rever-se em algum deles... é porque está na hora de mudar. 
 

1. As suas ideias não são valorizadas

Há patrões que não gostam de inovar. E quem é que é capaz de fazer frente a patrões casmurros que só acreditam na “fórmula mágica” que teve sucesso há 10 anos atrás? Se acredita que é possível dar um salto qualitativo ao inovar os produtos da sua empresa, arrisque e siga os seus sonhos.



2. O seu esforço não é reconhecido

Um aumento de salário, um "obrigado", um “muito bem”… tudo serve para motivar um trabalhador. E quando estes incentivos escasseiam, é normal que aqueles sintam que o esforço não é reconhecido. Quer mais motivos para deixar o emprego e abrir um negócio? Arrisque e faça diferente.

 

3. A vontade de ir trabalhar é… zero

Há pessoas que todos os dias acordam e se levantam da cama com um grande sorriso estampado no rosto. Tudo porque vão fazer aquilo que adoram! Esse não é o seu caso? Então, está à espera de quê? Repetimos: a vida é curta de mais para viver com arrependidos ou a fazer algo que não o apaixona.


 

3 dicas para abrir um negócio

Para si que está a pensar começar um negócio, deixamos algumas dicas base para os primeiros tempos desta nova aventura. Além destas três dicas, sugerimos 5 coisas em que deve pensar antes de abrir um negócio para que saiba como pode começar o seu negócio de sonho.


1. A arte do equilibrismo

Deixar o emprego e abrir um negócio não é uma decisão fácil. Contudo, por vezes, não é preciso deixar o seu emprego atual para se tornar um empreendedor! Pode sempre começar por tentar conciliar as duas coisas. Pelo menos, enquanto o seu negócio não dá lucro suficiente para se sustentar.

 

2. Tome decisões na hora certa

No entanto, se o seu novo negócio começar a afetar outras áreas da sua vida como o trabalho ou as suas relações pessoais… deve começar a pensar em deixar o emprego.
 


3. Faça um bom plano de negócio

Pense em tudo! Abrir um negócio sem alicerces ou numa decisão tomada “a quente” pode ser um desastre para si e para os seus. É fundamental definir um plano de negócios que inclua, pelo menos:
  • Análise do mercado
  • Metas e objetivos
  • Plano financeiro


Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >> Veja também: