6 dicas para ser reconhecido no trabalho

Saiba como ser notado pelo seu chefe e ser reconhecido no trabalho com 6 sugestões simples.

6 dicas para ser reconhecido no trabalho
Dê um impulso na sua carreira profissional

O mundo laboral assenta, cada vez mais, no trabalho em equipa. Mas, o trabalho que é feito através de várias contribuições individuais, dificilmente será notado no meio de tantos. Ou seja, torna-se difícil que as suas conquistas lhe sejam atribuídas e pode ser complicado ser notado e reconhecido pelo seu trabalho - mesmo que o exerça arduamente.

Tamos uma boa notícia para si: pequenos gestos e mudanças de atitude podem tornar o seu trabalho mais visível para chefes e colegas, e ajudá-lo a ter reconhecimento profissional. O melhor de tudo, é que vai conseguir este efeito sem parecer que está em modo "auto-promoção" desenfreada!

Tome nota das nossas sugestões e brilhe mais no trabalho.
 

6 atitudes para se destacar e ser reconhecido no trabalho


1. Assumir a liderança

Conhecer todos os aspetos de um processo, bem como assumir todas as responsabilidades desse mesmo processo, significa para o seu chefe que está preparado para assumir funções de responsabilidade. Isso que dizer que ele pode sentir-se à vontade para concentrar-se noutros assuntos, porque saberá que todas as medidas necessárias vão ser tomadas para garantir o sucesso das tarefas. Seja um líder no trabalho
 


2. Perguntar 

Nem sempre os chefes comunicam da melhor forma com as suas equipas e, por vezes, novos projetos, novas metas e prazos não são percebidos de forma eficaz pelos colaboradores. Perguntar e questionar acerca de tudo o que é necessário para cumprir os objetivos é uma forma de demonstrar coragem, interesse e determinação. Ter dúvidas não é sinal de fraqueza no trabalho, mas sim de cuidado. Lembre-se: o conhecimento sólido da estratégia empresarial permite chegar a soluções inovadoras e criativas.
 


3. Admitir que não sabe

Admitir que não sabe não subtrai pontos no trabalho. Este é um sinal de que o seu chefe poderá confiar em si e na sua honestidade diante dos assuntos da empresa. Muitas vezes, sorrir e avançar é o primeiro passo para falhar. "Não sei, mas aprendo" é a melhor resposta a dar quando não domina um assunto. É mais honesto pedir ajuda.
 


4. Mostrar entusiasmo

Demonstrar paixão pelo que faz, ser simpático e afável influencia positivamente todos os que o rodeiam. Esta atitude funcionará como motivação para o trabalho em equipa, será notado pelos chefes e pelos colegas e será reconhecido no trabalho.
 


5. Comprometer-se com o sucesso da empresa

Demonstre que também tem interesse no crescimento da empresa. Ser leal e mostrar o seu empenho nesse crescimento é algo que qualquer chefe adora. Pode questionar e desafiar as decisões do seu chefe em privado, mas defender a sua empresa em público. É assim que se constroem as relações de confiança.

 

6. Ter sempre vontade de aprender

A vontade de aprender vai ajudá-lo a ser reconhecido no trabalho. São vários os empregadores e recrutadores a considerar que os mais bem sucedidos e respeitados profissionais têm esta característica em comum: a constante fome de conhecimento, que alimenta a evolução.

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