AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevista de stress: o que precisa de saber?

Saiba o que é a entrevista de stress ou como se deve preparar para esta modalidade de entrevistas de emprego. Aqui ficam as nossas dicas! 

Entrevista de stress: o que precisa de saber?
Veja como se libertar do stress e superar este tipo de entrevista.

Já alguma vez passou por uma entrevista de stress? E não, não estamos a falar do nervosismo que possa sentir. É mesmo um dos tipos de entrevistas de emprego com que pode esbarrar a qualquer momento da sua carreira profissional.


O que é a entrevista de stress?

Tal como o próprio nome indica a entrevista de stress é concebida com o intuito de stressar os candidatos. Mas nada acontece por acaso nesta modalidade de emprego.

Ao sujeitar um candidato a uma entrevista de stress os recrutadores pretendem pô-lo à prova e analisar a capacidade de reação sob pressão. A avaliação essa pode ser feita de diversas formas. Há quem opte pela colocação de perguntas inusitadas ou difíceis, quem dispare questões em catadupa, quem faça o candidato esperar por um longo período ou lhe dê um verdadeiro “tratamento de silêncio” ou – no pior dos cenários – quem compile todas as técnicas anteriores e as aplique a um só candidato, por exemplo.

Confortável?! Claramente que não. Não é à toa que se chama entrevista de stress. Mas faz tudo parte do jogo em que os recrutadores pretendem analisar a sua capacidade de assimilação e adaptação à realidade, antes de atingir o seu ponto de rutura. Ou seja, o grande objetivo dos recrutadores é perceber se o perfil do candidato é real ou “pré-fabricado”. No fundo, baseiam-se na ideia de que perante uma situação inesperada, o candidato pode deixar “cair a máscara” e reagir de forma espontânea e natural, deixando perceber os traços de personalidade reais, como a impaciência (ou por oposição a calma) a que fica sujeito o candidato numa situação de pressão; e se o mesmo é capaz de usar as ferramentas como a criatividade a pensamento crítico mesmo estando sob pressão.


Como preparar?

Ainda que muitos especialistas defendam que este tipo de entrevista não é correto ou justo, ainda há quem recorra a esta modalidade para avaliar candidatos.

E claro, só pelo nome, qualquer candidato tende a ficar nervoso. Mas calma, não é tão mau como possa parecer. O segredo é a preparação prévia que o podem ajudar a fintar os nervos numa entrevista de emprego.

Preparar-se para este tipo de entrevista não difere muito da preparação que faria para outros tipos de entrevista. Mas ainda assim, não custa relembrar algumas dicas úteis.

Sendo que em causa vai estar a sua capacidade de lidar com situações de maior stress é conveniente lembrar que o tom de voz que utiliza pode fazer toda a diferença. Independentemente do estado de nervos em que se possa sentir, controle o seu tom de voz, fale de forma calma e mantenha um tom médio – digamos assim – ou seja, nem muito baixo, nem muito alto.

Além disso, não se mostre hesitante ao dar a sua resposta, mas – ao mesmo tempo – tenha atenção para não parecer impaciente e evite falar demasiado devagar. Mais. Durante a entrevista mantenha o contacto visual com os seus recrutadores.

Como já deve ter percebido por esta altura, as dicas focam a sua linguagem corporal e é fácil de perceber porquê. Pequenos gestos podem ser reveladores de traços da sua personalidade e convém que estejam de acordo com o pretendido pelos recrutadores e, certamente, eles não procuram alguém que “expluda” e perca o controlo à primeira situação de pressão. Quanto mais calmo estiver, melhor será o resultado. Por isso, às dicas anteriores junte mais esta: respire fundo entre cada pergunta (ou resposta) e fale de forma clara e percetível. 

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.
Para o ajudar comece por pesquisar o tipo de perguntas que podem surgir durante uma entrevista de stress e pense nas respostas possíveis. E mesmo que as perguntas lhe possam parecer irrelevantes para a posição a que se está candidatar, prepare-as mesmo assim.


Outras dicas úteis

Lembre-se: todos os detalhes contam.

Para ser bem-sucedido na sua entrevista de stress é fundamental que se mantenha confiante e que mantenha uma boa postura. Afinal de contas, é isso que está a ser avaliado.

Acima de tudo, não leve a entrevista "a peito". Mesmo que possa parecer que os entrevistadores estão a ser rudes ou a atacá-lo, tenha sempre em mente que tudo não passa de uma técnica de avaliação. Um dos truques para sobreviver a este tipo de entrevista é manter a calma e (até!) o sentido de humor. Evite ficar na defensiva e aproveite o tempo que lhe é dado para realçar as suas competências e as mais-valias que tem para acrescentar.


Sem stress!

Qualquer profissional, de qualquer área ou qualquer posição vai estar (a certa altura) sujeito a uma ou outra situação de maior pressão. Isso é certo. E isso pode começar logo na entrevista de emprego. Portanto, o melhor é mostrar logo aí que está preparado para lidar com a situação.


Veja também: