As 3 estradas mais bonitas de Portugal

Se está farto de olhar para a paisagem urbana e quer algo diferente prepare-se para conhecer as estradas mais bonitas de Portugal. Vai ficar encantado.

As 3 estradas mais bonitas de Portugal
Entre elas, a melhor do mundo

Pegue nas chaves do carro, certifique-se de que tem o depósito cheio, e faça-se à estrada. As estradas mais bonitas de Portugal, percursos quase obrigatórios para quem quer apreciar a beleza do nosso país, são capazes de deliciar qualquer um.  Se está a pensar dar um passeio, ficam aqui algumas sugestões de estradas pelas quais vai querer passar.
 

3 estradas que demonstram a beleza de Portugal

 

1. Estrada N222

Estrada N222

Começamos, literalmente, com a melhor. A N222, que vai do Peso da Régua ao Pinhão foi considerada a melhor estrada do mundo por um estudo da Avis, com a ajuda de uma fórmula matemática que tem em conta, entre vários elementos, o raio das curvas e o comprimento das retas da estrada. Claro que a paisagem que se tem, e a presença do Douro, ajudam a fazer com que esta seja uma estrada digna do trono.

O percurso de 27 quilómetros é, com certeza, do melhor das estradas mais bonitas de Portugal, e merece ser feito mais do que uma vez pois é difícil absorver toda a sua beleza numa única viagem.

 

2. Estrada N247

Estrada N247

A N247 vai de Cascais a Colares, e é sem dúvida a melhor estrada para se ir da vila de Cascais até à vila de Sintra, e uma das estradas mais bonitas de Portugal. Com mais de 20 quilómetros de paisagens estonteantes, e restaurantes e cafés a poucos metros de distância para quem quiser parar e apreciar a beleza, ou refletir sobre ela.

A N247 foi também considerada uma das melhores estradas do mundo, em parte pelo seu rácio de segundos gastos em retas e em curvas (considerado na fórmula matemática), em parte por estar quase sempre junto ao mar e ter vistas incríveis.

 

3. Estrada N246-1

Estrada N246-1

Se não passar perto do Douro nem perto da capital, pode ainda apreciar uma das estradas mais bonitas de Portugal no Alentejo, a N246-1. A estrada vai de Castelo de Vide a Marvão, uma das mais bonitas vilas que temos no nosso país, no topo da serra de Sapoio, candidata a Património Mundial.

Com lugares históricos como Castelo de Vide e as ruínas de Ammaia a visitar ao longo do percurso e com a beleza da natureza exibida ao longo do mesmo, há muito a apreciar nesta estrada que não precisa fórmulas matemáticas para ser vista como uma boa representação da beleza de Portugal. O único verdadeiro defeito que encontramos é o facto de o percurso ser curto: tem apenas 10 quilómetros – nos quais nos tira o fôlego.


Veja também: