Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
06 Jul, 2020 - 17:48

As 10 estradas mais bonitas de Portugal

Ekonomista

O nosso país tem muitos tesouros escondidos. Percorra as estradas mais bonitas de Portugal, de entre as quais está uma das mais bonitas do mundo.

Estradas mais bonitas de Portugal

Portugal é um país pequeno, mas com tesouros encantados a cada canto. Se a pressa do dia-a-dia e o facilitismo das autoestradas nos levou a esquecer as longas horas de viagem nas estradas nacionais, talvez esteja na hora de voltar a descobrir as estradas mais bonitas de Portugal. Entre elas encontra-se aquela que foi considerada a mais bonita do mundo. Fique com a nossa lista e inspire-se.

As 10 estradas mais bonitas de Portugal

1. EN222

A estrada que foi considerada, em 2016, como a melhor do mundo para se conduzir, segundo um estudo da Avis. Falamos em particular do troço que liga o Peso da Régua ao Pinhão, literalmente o percurso mais bonito que se pode fazer. Os socalcos do Douro, o reflexo do rio e, claro, a estrada em si, são para aproveitar. 27 quilómetros daquela que encabeça as estradas mais bonitas de Portugal.

2. EN2

A estrada nacional número 2 é icónica. Quem nunca percorreu determinados troços deste percurso a caminho de férias ou para visitar família? A estrada liga Chaves a Faro, num extensão de 737 quilómetros. Destacamos o troço que liga Almodôvar a São Brás de Alportel, considerada como património nacional.

 

3. EN247

Apesar de a estrada completa ligar Peniche a Cascais, destacamos o troço entre Cascais a Colares, que circula por 20 quilómetros de paisagens lindíssimas. Vale a pena visitar as vilas de Sintra e Cascais usando esta estrada. A N247 foi também considerada uma das melhores estradas do mundo, em parte pelo seu rácio de segundos gastos em retas e em curvas.

 

4. EN246-1

A estrada que liga Castelo de Vide ao Marvão, subindo ao cume da serra, é um percurso que vale a pena fazer várias vezes. O Alentejo é feito de planícies magníficas e deste troço de apenas dez quilómetros, que fica na memória. Com lugares históricos a visitar ao longo do percurso e com a beleza da natureza exibida ao longo do mesmo, há muito a apreciar nesta estrada.

 

5. EN230

A estrada serrana que liga Aveiro à Covilhã merece destaque como uma das estradas mais bonitas de Portugal pelo troço entre Teixeira e Pedras Lavradas. As paisagens são epicamente cinematográficas, no coração da serra.

 

6. EN112

São 94 os quilómetros que unem Portela do Vento a Castelo Branco que têm destaque no topo da Serra do Açor. As curvas são muitas, mas o piso é largo, com vistas panorâmicas fantásticas e muitos pontos onde parar, à descoberta desta zona do país.

 

7. EN267

Vamos agora para o Algarve, passar pela rural nacional 267, que liga Silves a Monchique, pelo meio da serra algarvia. As influências árabes no sul de Portugal são visíveis nas paisagens que pode admirar a partir deste percurso.

 

8. N221

De Barca D’Alva a Freixo de Espada à Cinta, a N221 percorre 22 quilómetros com paisagens sem iguais. O Douro remoto e frequentemente esquecido tem muita história neste percurso. Tem cinco miradouros onde parar e admirar a paisagem agreste e magnífica.

 

9. N339

O coração da Serra da Estrela está nesta estrada. Aproveite para chegar da Covilhã ao ponto mais alto de Portugal Continental, a percorrer curvas e contracurvas que são em si admiráveis.

 

10. N301

Terminamos o passeio pelas 10 estradas mais bonitas de Portugal no Minho. Vá de Caminha até bem perto do Parque Nacional Peneda-Gerês, passando por Vilar de Mouros e Paredes de Coura. O melhor do litoral e do interior num percurso de 52 quilómetros.

 

Veja também