Publicidade:

Estudo: gengivas doentes aumentam a probabilidade de cancro

Sabia que ter gengivas doentes aumenta a probabilidade de ter cancro? Não queremos que entre em pânico, mas fique atento e tome medidas preventivas.

Estudo: gengivas doentes aumentam a probabilidade de cancro
Esteja atento à sua higiene oral

Cada vez mais se ouve falar de cancro. É uma doença que, por ser mais falada ou por, de facto, haver mais casos do que no passado, se está a tornar cada vez mais banal. Toda a gente conhece alguém que tem ou teve cancro. Felizmente, alguns desses casos são mais fáceis de tratar, desde que sejam detetados atempadamente. É por isso que o queremos alertar para o facto de que ter as gengivas doentes aumenta a probabilidade de ter cancro, para que possa tomar medidas em tempo útil.

Gengivas doentes aumentam a probabilidade de ter cancro: previna para não remediar

Ter algum tipo de doença nas gengivas não significa que tenha cancro mas, apesar de ainda não se saber bem qual a relação, há um estudo que indica que mulheres com doenças nas gengivas têm uma maior probabilidade de desenvolver cancro do que as mulheres que tenham gengivas saudáveis. Opte pela prevenção para garantir que mantem as suas gengivas saudáveis.

O estudo

O estudo em que se descobriu esta tendência durou 8 anos. 66 mil mulheres na menopausa, entre os 54 e os 86 anos, foram observadas, relatando qualquer doença periodontal.

7100 mulheres desenvolveram cancro e os investigadores perceberem que as que haviam tido doenças nas gengivas tinham 3 vezes mais probabilidade de desenvolver cancro do esófago. Quanto à vesícula, o risco para mulheres com gengivas doentes aumenta a probabilidade de ter cancro em 2 vezes.

Para as mulheres que tivessem tido problemas periodontais, o risco de ter cancro nos pulmões é de 31%, de ter melanomas de 23% e de ter cancro da mama é de 13%.

Gengivas doentes

As doenças das gengivas podem ser gengivites ou periodontites. As gengivas ficam mais vermelhas, inchadas e sangram facilmente. Os motivos para o sangramento das gengivas podem estar relacionados com uma má dieta, consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, maus hábitos de higiene oral, algum tipo de medicação, diabetes, stress, entre outros.

dentes

Os médicos responsáveis pelo estudo ainda não conseguem provar a relação das doenças das gengivas com a maior probabilidade de ter cancro, mas explicam que as doenças nas gengivas podem evoluir para uma doença periodontal, criando bolsas à volta dos dentes onde se armazenam restos de comida e bactérias que, por sua vez, podem levar a uma inflamação que provoque a queda do dente. Estando presentes na saliva, estas bactérias podem circular pelo corpo, espalhando-se.

Previna

Agora que sabe que ter gengivas doentes aumenta a probabilidade de ter cancro, o melhor é mesmo ter cuidado com a higiene oral. Vá regularmente ao dentista. Aconselhe-se com ele sobre a frequência com que deve fazer limpezas, escolha uma escova dos dentes adequada, use o fio dentário e trate de cáries ou outros problemas que possa ter nos dentes.

Veja também: