PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Glicose: todas as respostas

O que é? Tem uma glicose alta ou baixa no sangue? Qual é a solução para não correr riscos de saúde? Fique a conhecer as respostas neste artigo.

Glicose: todas as respostas
A principal fonte de energia do corpo humano

De origem do grego “Glykys”, que significa doce, a glicose está associada ao açúcar que consumimos. Da mesma maneira que ligamos um interruptor para gerar electricidade, também precisamos de um motor no nosso corpo para administrar toda a energia existente. Ao longo deste artigo esteja a par de todas as informações que necessita em relação à sua glicose. 


O que é a glicose?

A glicose é um carboidrato que tem um papel preponderante como fonte de energia e ainda como um elemento importante no processo de metabolização. Relativamente a como funciona no interior do nosso organismo, a glicose é transformada em nutrientes e energia para o nosso corpo, através da glicólise.

Ligado à quantidade de açúcar que ingerimos, o nosso corpo absorve apenas a quantidade de glicose de que necessita. No entanto, existem situações alarmantes que resultam de um nível deficitário destes elementos no sangue.



Glicose alta

No dia-a-dia consumimos, ao longo das refeições que vamos fazendo, uma quantidade de açúcar que varia consoante os alimentos que ingerimos. A glicose está presente nos alimentos como bolos, chocolates, pão, arroz branco, refrigerantes, pipocas e outros produtos alimentares, que são exemplo de carboidratos que acabam por ser absorvidos rapidamente pelo nosso organismo.

Quando se regista um número elevado de glicose no sangue, designado por hiperglicemia, significa que tem no seu organismo excesso de açúcar. Esta situação prende-se com o consumo de mais alimentos doces do que o necessário, o sedentarismo, o stress do nosso quotidiano, o facto de termos uma quantidade de insulina insuficiente, entre outras causas.
O valor do açúcar no sangue é de 110 mg/dl. See tiver um valor superior ao indicado é porque tem hiperglicemia. 



Solução para a glicose alta

Alimentar-se de forma adequada e praticar exercícios suaves é uma maneira de prevenir eventuais doenças derivadas do excesso de açúcar, como por exemplo, a diabetes



Glicose baixa

Por sua vez quando registamos no sangue uma quantidade baixa de sangue é designado por hipoglicemia. Trata-se de um distúrbio causado pela baixa concentração de glicose no sangue podendo afectar qualquer pessoa.

Entre as causas mais comuns estão:

Neste capítulo, se registar um valor inferior a 70g/dl é sinal que tem uma quantidade insuficiente de açúcar no sangue.



Solução para a glicose baixa 

A melhor forma para não ter hipoglicemia é realizar 6 refeições por dia: 3 refeições bem nutridas e 2 ou 3 pequenas refeições. É uma maneira de estabilizar os seus valores, assim como uma maneira de garantir o seu bem-estar.

Evite exagerar em alimentos como o açúcar, bem como ricos em gordura. Não abuse do álcool e da cafeína.

Veja também: